O valor do saldo do seu fluxo de caixa é igual a seu lucro, certo? Mas isso é, na verdade, uma coincidência e está longe de significar que eles são a mesma coisa.
Lucro é o que sobra de recurso entre o que você recebeu (venda) e o que pagou (compras e investimentos). Eles registram o mesmo valor, mas em momentos distintos.
Essa distinção é fundamental na hora de, por exemplo, tomar uma decisão sobre um investimento, contratar novos funcionários ou até fazer retiradas. Decisões baseadas somente no fluxo de caixa podem ocasionar a perda do controle sobre o negócio.
Desta forma, o fluxo de caixa requer um acompanhamento mensal do lucro, já que possíveis sobras temporárias no caixa podem dar a falsa ilusão de que o lucro foi maior.
Ter controle sobre o dinheiro é fundamental para o crescimento do seu negócio. Por isso a gestão do fluxo de caixa deve ser diária, com registros de todas as movimentações de recursos.
Se o seu caixa anda sempre abaixo do planejado, confira 4 ideias para ter um fluxo de caixa mais saudável:
Saber onde e com quê você gasta ou investe é o primeiro passo para poder manejar seu caixa a fim de poder flexibilizar modos de pagamentos, dar descontos, fazer promoções etc. Outra parte fundamental é saber o preço ideal do seu produto ou serviço e a margem de lucro que ele representa ao negócio. Tais informações são primordiais para planejar qualquer ação futura.
Agregar valor aos seus produtos e serviços é uma ótima maneira de atrair mais clientes de maneira lucrativa ou de aumentar sua margem de lucro. Exemplos: um bar que oferece double drink na primeira hora do happy hour é mais atrativo e estimula o consumo; produtos digitais que oferecem um teste grátis têm maiores probabilidades de conversão.
Você sabia que um cliente pode valer por até 15 leads? Isso porque um consumidor feliz volta pra comprar – e ainda recomenda o produto e serviço adquirido, que é o melhor marketing indireto que existe. Aquele restaurante self-service já popular no bairro que dá um almoço grátis a cada 10 consumidos está buscando transformar fregueses em clientes, o que pode valer muito mais do que desenhar, imprimir e distribuir panfletos na rua. Brinde em datas comemorativas também é uma forma delicada e eficiente de agradar o cliente – sempre e quando o custo de produção e gerenciamento possa ser coberto.
A neurociência já afirmou que o processo de decisão de compra é influenciado por diversos fatores emocionais, ativados, entre outras formas, por gatilhos mentais. Fazer pré-venda de um produto, por exemplo, permite acionar o gatilho da expectativa. A espera e o “buzz” gerado tende a aumentar o valor percebido do produto. Além disso, pré-vendas permitem que os clientes se programem para a compra e, no caso em que o pagamento é realizado com antecedência, é possível ter um aumento temporário do fluxo de caixa, que possibilita antecipar pagamentos e até mesmo liquidar empréstimos antes do previsto.
Esperamos que nossas dicas lhe ajudem a controlar seu fluxo de caixa. Se precisar de qualquer auxílio, entre em contato através dos comentários!