O controle de estoque é essencial para qualquer empresa que deseja se manter competitiva no mercado. Este controle influencia diretamente nas suas vendas, como esclarecemos neste artigo. Mais do que definir quantos produtos você tem armazenados, o estoque irá influenciar diretamente nos seus resultados, pois você deve considerar seu valor de estoque em seus demonstrativos.
Escrevemos este artigo para auxiliar a manter um bom valor de estoque e vender os produtos que estão armazenados há muito tempo. Nele você verá:
O valor de estoque representa quanto os produtos armazenados no estoque representam para o seu caixa. Ou seja, os produtos comprados e mantidos em estoque devem ser contabilizados em seus demonstrativos, pois são valores não movimentados pela empresa.
Muitos empreendedores tem dificuldade em calcular o valor de estoque de sua empresa. Para simplificar este cálculo e permitir que você tenha mais tempo para se dedicar ao seu negócio, disponibilizamos uma planilha Excel.
Para que o valor de estoque não prejudique seu caixa, é importante que todos os produtos tenham uma boa rotatividade. Ou seja, os produtos não devem ficar armazenados por muito tempo e a empresa deve contar com um bom giro de estoque, como explicamos neste post. Abaixo listamos algumas dicas para vender os produtos “encalhados”, que tem estado por muito tempo no seu estoque.
Se a empresa trabalha com produtos sazonais ou perecíveis, é necessário tomar cuidado no controle do estoque. Se o produto estiver próximo do vencimento ou a sazonalidade estiver findando, faça uma ação de vendas imediatamente. Neste caso, considere vender os produtos por um preço mais baixo do que ver os itens sendo perdidos.
Uma boa forma de desencalhar produtos com pouco giro é melhorar sua exposição, seja na loja física ou virtual. É preciso que estes produtos tenham destaque, chamem a atenção para seus atributos ou preço, para que assim sua venda possa crescer.
A forma mais comum de acabar com os produtos com pouco giro e evitar que eles fiquem no estoque é realizando promoções de venda. Por isso, você pode aproveitar a troca de estações, datas comemorativas ou outras oportunidades como descrevemos neste artigo.
Além das tradicionais promoções de queima de estoque e grandes descontos, veja outras formas de realizar promoções e vender os itens:
– Faça ofertas nas redes sociais: aproveite as redes sociais para divulgar os itens em promoção. Poste fotos atrativas dos itens, divulgue os descontos ou até mesmo faça uma promoção relâmpago.
– Ofereça vendas combinadas: outra opção para vender os itens é associar um produto a outro. Ou seja, um produto em promoção será combinado com outro vendido em sua loja pelo preço normal. Assim, o cliente aproveitará o desconto de um dos itens e comprará dois.
– Aproveite parcerias com sites de compras coletivas: se você também faz vendas virtuais, uma boa oportunidade é fazer parcerias com sites especializados em vendas coletivas. Este tipo de parceria é utilizado por muitos consumidores para encontrar produtos com preços atrativos.
Em um cenário ideal, o fornecedor é parceiro do seu negócio e irá lhe ajudar sempre que preciso. Por isso, se for necessário, busque renegociar produtos com baixo giro de estoque com seus fornecedores, oferecendo uma troca por um novo produto ou até mesmo solicitando um prazo maior para pagar estes itens.
Outra dica para evitar que os produtos fiquem no estoque é realizar compras menores. Por isso, mantenha um bom controle de estoque, pois somente assim você conhecerá o giro dos itens e saberá quando e quanto comprar.
O controle de estoque é essencial para sua empresa, especialmente para suas vendas. Por isso, manter um bom giro de estoque, evitando que os produtos fiquem encalhados, é essencial para que a empresa tenha um bom resultado.
O que você achou de nossas dicas? Você já utiliza um controle eficaz de estoque em sua empresa? Não deixe de comentar e compartilhar conosco suas impressões!