Não é novidade para nenhum empreendedor que o bem mais importante de sua empresa são as pessoas que trabalham nela. Os funcionários são a parte mais importante pois representam a empresa perante os clientes e o mercado, por isso, eles precisam de bons treinamentos.
Qualificar os colaboradores através de treinamentos permite aumentar as habilidades, a capacidade intelectual e as técnicas de cada um. Isso será refletido diretamente na produtividade da equipe e nos rendimentos da empresa.
Pensando nisso, criamos este artigo com algumas dicas especiais para os treinamentos da sua equipe. Você irá entender como aproveitar estas ocasiões para melhorar o ambiente de trabalho e os resultados do seu negócio.
Realizar capacitações é uma forma eficiente e dinâmica de direcionar o funcionário para o objetivo definido pela empresa. Os treinamentos podem ter o objetivo de reciclagem de informações ou alterações de comportamento, despertando no colaborador as características que são importantes para a empresa e para as atividades que ele desempenha.
Adotar a realização destes treinamentos, além de alinhar os objetivos do funcionário e da empresa, oferece outras vantagens, como:
É preciso abandonar a ideia de que realizar um treinamento representa uma enorme despesa para a empresa. Na verdade, este é um ótimo investimento para as empresas que sejam melhorar seus resultados.
Existem diferentes tipos de treinamentos empresariais, com focos diferenciados. A maioria deles busca desenvolver competências e habilidades nos colaboradores, por isso, o gestor deve identificar quais são as necessidades da equipe e da empresa no momento. Veja alguns exemplos:
Quanto melhor treinados, preparados e atualizados seus colaboradores estiverem, melhores serão os resultados alcançados por cada um deles e pela empresa como um todo.
Para atingir este objetivo, existem diversas formas de oferecer e administrar treinamentos. Veja abaixo algumas dicas para começar hoje mesmo:
1) Defina objetivos para os treinamentos: comece sempre definindo quais são os objetivos da capacitação, identificando os motivos que o levaram a analisar a realização de um treinamento. Conhecer seu objetivo permite realizar um planejamento dos treinamentos que serão realizados.
2) Conheça as fraquezas da equipe: além de definir um objetivo, você deve identificar quais são as fraquezas apresentadas pela equipe e como elas prejudicam a rotina de trabalho. Assim, os treinamentos podem buscar atingir os objetivos do primeiro item enquanto buscam eliminar as fraquezas do seu time.
3) Educação corporativa requer investimento: depois de definir o teor dos treinamentos, você deve analisar qual a melhor maneira para colocá-los em prática. Você pode adotar capacitações presenciais ou online, cursos avulsos ou uma seqüência de diversos treinamentos. Para realizar a escolha certa, você deve considerar os custos envolvidos e o perfil dos seus colaboradores.
4) Treinamentos em serviço: este tipo de treinamento ocorre no próprio ambiente de trabalho, onde o foco é o desenvolvimento de habilidades específicas e aprimoramento das técnicas utilizadas no dia a dia. Normalmente este tipo de treinamento é realizado durante o período de experiência do profissional, onde ele irá aprender na prática tudo o que ele vivenciará na sua rotina.
5) Adote programas para desenvolvimento de pessoas: ao trabalhar com equipe, é comum que existam pessoas com perfis e habilidades diferentes. Essa diversidade é interessante para a realização de programas de desenvolvimento, onde será possível criar um vínculo de confiança entre empresa e colaborador, ajudando no progresso de funcionários em suas habilidades individuais e permitindo valorização dos talentos internos.
6) Seja você um exemplo para o seu time: não adianta criar um planejamento e realizar diversas capacitações na empresa se o próprio gestor não for um exemplos para seus funcionários. Todos os supervisores devem acompanhar os treinamentos da sua equipe e adotar as práticas indicadas. Seguindo os conceitos adotados, seus subordinados poderão espelhar-se no seu superior.
Já comentamos que a realização de treinamentos não é um custo para a empresa, mas sim um investimento. Porém, a adoção de algumas práticas pode ajudar a diminuir estas despesas. Confira:
Rotação de funções: fazer um rodízio de funcionários em diferentes áreas pode ajudar a compartilhar conhecimentos entre os empregados que tem funções variadas.
Treinamento em serviço: para colocar em pratica o item 4 que citamos anteriormente, você pode selecionar um colaborador com maior experiência na empresa para treinar aqueles que estão começando.
Palestras dos funcionários: aqueles colaboradores que tem destaque e experiência na empresa podem compartilhar seus conhecimentos com os demais através de palestras e treinamentos internos.
Programa de mentoria: os profissionais mais experientes podem ser utilizados como mentores dos novos funcionários, passando informações e conhecimentos através de uma orientação constante.
Visitas a empresas parceiras: aproveite o conhecimento das empresas parceiras do seu negócio para oferecer treinamentos para seus funcionários, e vice versa.
Realizar capacitações com seus funcionários é uma forma de melhorar o rendimento da equipe e aproveitar o melhor que cada colaborador pode oferecer. Por isso, investir em treinamentos é também investir no sucesso do seu negócio.
Além das dicas que compartilhamos, quais outras você pode acrescentar para quem deseja realizar treinamentos com a equipe? Compartilhe através dos comentários!