São muitas as responsabilidades de um gestor comercial: metas, emissão de notas, controle de comissão. Com tantas questões burocráticas, muitas vezes, eles ficam sobrecarregados e sem rumo. Contar com um sistema de vendas irá desafogar o time comercial, visto que por meio dele será possível gerir melhor o tempo e focar em outras questões fundamentais para o negócio.
Mas lembre-se: é importante conhecer quais são as necessidades da equipe para escolher um sistema de vendas com as funcionalidades certas. Neste post, vamos falar sobre como um sistema de vendas pode auxiliar o time comercial e como escolher a melhor ferramenta.
Além de conhecer o mercado em que está inserida, ter um plano de negócios bem definido e acompanhar os seus concorrentes, toda empresa que quer crescer precisa conhecer bem os seus resultados para tomar decisões precisas.
Para tanto, é necessário ter em mãos um relatório confiável e em tempo real, onde será possível acompanhar os indicadores-chave da companhia.
Com informações mais precisas, o gestor terá uma visão mais apurada da realidade da empresa. Já os gestores de vendas, por sua vez, terão mais orientação numérica para melhorar seu desempenho.
O processo de venda envolve etapas, como emissão, manutenção, fechamento e faturamento.
Todas essas informações comerciais podem ser acompanhadas por um software, já que todos os dados, como orçamentos e ordens de serviço, são interligados.
Vamos ver a seguir algumas funcionalidades que todo sistema de vendas deve contemplar.
Vender é uma arte, sim, mas é preciso organização e planejamento, além de determinação para atingir os objetivos e metas estabelecidos.
O profissional de vendas necessita de um sistema de vendas para auxiliar no planejamento, mensuração de resultados e gestão do relacionamento com o cliente.
Além disso, um software também ajuda em processos mais operacionais, como digitalização de processos, o que faz com que a equipe tenha mais tempo para focar nas vendas.
O cliente deve estar no centro do processo da empresa. Isso não é novidade, certo?
No entanto, o que muitos empreendedores não sabem é que um software de vendas amplia as possibilidades do time comercial de manter um bom relacionamento com os clientes.
Como o sistema centraliza as informações dos clientes, ele possibilita o acesso por toda a equipe. Assim, é possível aumentar o nível de satisfação dos consumidores e deixar o atendimento mais rápido e personalizado.
Muitos gestores comerciais presumem que o processo acaba com a venda. É importante lembrá-los que não é bem assim e mostrar como o pós-venda, quando bem executado, contribui para realizar novas vendas para os atuais clientes, como produtos e serviços complementares.
Para isso, mostre para eles todas as vantagens que o software de vendas pode trazer para o seu dia a dia, como criar novas oportunidades através do histórico de interações com o cliente e possibilidade de fazer o acompanhamento do progresso das vendas.
Em um sistema de vendas, o empreendedor consegue avaliar os resultados de toda a equipe e os individuais.
Ao medir quais vendedores estão indo bem e quais precisam melhorar, será possível dar feedbacks de forma mais assertiva.
Os próprios vendedores devem acompanhar suas vendas no sistema.
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