Empreendedorismo

Dia Mundial do Rock: 8 rockeiros empreendedores

Conheça 8 rockeiros que são sucesso no mundo dos negócios!

Qual a sua imagem de um empreendedor? Camisa de manga longa? Terno e gravata? Cabelo aparado e barba feita? Pois hoje, no Dia Mundial do Rock, trazemos um especial com 8 rockeiros que rompem esse estereótipo e aliam a paixão pela música com o empreendedorismo.

Gestores de sucesso, esses rockeiros reservam o “born to be wild” para os palcos e, quando o assunto é negócio, não se deixam enganar: por trás das tatuagens, roupas escuras e cara de mau, há muita iniciativa, coragem e liderança.

Fonte: Ironmaiden666.com.br

Bruce Dickinson (Iron Maiden)

O vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, não é notícia apenas pela música, mas também pelas facetas como piloto comercial e empresário.

Além de ser parte do grupo de investidores do Airlander, maior aeronave do mundo, tendo contribuído com mais de US $400.000 para o projeto do dirigível, Bruce é o homem por trás da Cardiff Aviation Company, especializada na manutenção de aeronaves comerciais, como Boeing e Airbus. Além disso, já trabalhou como piloto e diretor de marketing da companhia Astraeus Airlines.

Além da paixão pela aviação, que nasceu das histórias que ouvia do padrinho e funcionário da Royal Air Force (RAF), o vocalista é formado em História pela Universidade de Londres.

Fonte: Metalworks.com

Nikko McBrain (Iron Maiden)

Outro integrante do Iron Maiden que se aventurou com sucesso no mundo business é Nikko McBrain. Em 2009, o baterista inaugurou seu restaurante Rock N Roll Ribs em Coral Springs, na Flórida. Segundo Nikko, o empreendimento não gera grandes lucros, mas tornou realidade seu sonho de oferecer deliciosas costelas e fazer as pessoas felizes!

Gene Simmons do Kiss durante o lançamento de seu livro em 19 de Outubro, 2014 em Los Angeles, California. (Foto por Michael Tullberg/Getty Images)

Gene Simmons (Kiss)

É difícil pensar que, por trás da maquiagem, perucas e plataformas do líder da icônica banda Kiss está um empresário com uma profunda visão de negócios. Além de uma lenda do rock, Gene Simmons é também um especialista na indústria da música e um gestor financeiro admirável. É ele, afinal, o responsável pela transformação da Kiss em uma das bandas mais rentáveis do mundo.

Gene é proprietário de empresas como a revista Gene Simmons Tongue, a linha de roupas Moneybag, conduz e atua no Family Jewels Reality Show, lançou a Simmons Abramson Marketing Firm e ainda é CEO da KISS que, além de banda, é uma empresa que gira em torno do marketing. Em 2012, ele ainda abriu o restaurante ‘Anti-Cool’ Rock & Brews, na Califórnia.

Para traduzir a sua experiência como músico e empresário, “The Demon”  escreveu o livro Me, Inc. Build an Army of One, Unleash Your Inner Rock God, Win in Life and Business, baseado no best-seller A Arte da Guerra, de Sun Tzu.

Foto por: Antonio Cruz/ABr

Bono Vox (U2)

Líder da banda irlandesa U2, Bono Vox adicionou mais uma linha ao seu multifacetado currículo (que já incluía músico e ativista político): o de investidor do Facebook. Uma das empresas do vocalista, a Elevation Partner, detém 1,5% das ações da rede social de Mark Zuckerberg.

Além de cuidar da direção deste fundo de investimentos, Bono investiu ainda na compra do hotel Clarence, em Dublin, junto com Edge, companheiro de banda.

Foto por: Gerardo Lazzari

Igor Cavalera (Cavalera Conspiracy/Ex-Sepultura)

Apaixonado por desenhos, Igor Cavalera abriu em 1995 uma sociedade com seu padrinho de casamento e então deputado estadual Alberto Hiar (mais conhecido como Turco Loco) para lançar a grife Cavalera. O rockeiro entrou com o sobrenome e a divulgação no palco e no cenário underground, além de elaborar os desenhos de modelos que seriam confeccionados.

A marca se tornou sucesso no mundo fashion, com uma flagship no principal corredor de moda brasileiro, a rua Oscar Freire, além de contar com 20 lojas próprias, 9 franquias e 800 pontos de venda espalhados em todo território nacional.

Andreas Kisser (Sepultura)

Em 2013, a 89FM conseguiu se relançar, passando a reinvestir na fórmula da “rádio rock” para recuperar o sucesso que fazia até meados da década de 90. Entre a nova programação, que resgatou os trintões e quarentões fãs de Led Zepelin, Pink Floyd e Yes, está o programa Pegadas de Andreas Kisser, apresentado pelo radialista e lendário guitarrista do Sepultura. Ao lado do filho, Yohan, Kisser promove uma troca de experiênica entre gerações sobre o atual cenário musical.

Foto por: Sven-Sebastian Sajak

Billie Joe (Green Day)

Para combater um enorme mercado de instrumentos de pouca qualidade vendidos para iniciantes e outro focado em clientes com muito dinheiro para investir em guitarras raras e edições especiais, Billie Joe, do Green Day, abriu em maio deste ano a “Broken Guitars”, focada na venda de guitarras usadas e amplificadores, além de oferecer o serviço de reparação de instrumentos.

Localizada na Califórnia, a loja tem como público “músicos comuns” e vende sobreturo guitarras americanas usadas, como as Fenders e Gretschs, e inclui não apenas os modelos mais antigos – e colecionáveis – dessas marcas, mas outros que custam entre US$ 400 e US$ 800.

João Gordo (Ratos de Porão)

Há mais de 30 anos à frente dos vocais da banda Ratos de Porão, João Gordo ficou famoso mesmo nos 14 anos que passou comandando programas na MTV, onde foi chamado após ter escrito matérias para Bizz, Folha de S.Paulo e para uma revista de skate chamada Yeah.

Atualmente, João Gordo atua em diversas frentes: comanda as panelas no Vlog Panelaço, em que prepara comidas veganas na própria cozinha, enquanto entrevista convidados; comanda as ondas sonoras no Tiki Nervioso, programa da 89FM sobre seriados antigos, desenhos, jingles etc; e, juntamente com os companheiros da banda, investe na própria marca RDPeido, com uma linha de produtos licenciados vendidos pelo Facebook.

Conhece mais algum rockeiro que deu certo no mundo dos negócios? E nos outros estilos musicais? Compartilhe suas preferências e experiências conosco!

Share