Agora que você já sabe como, quando e por que fazer uma promoção, deve estar se perguntando: como definir o preço de venda dos produtos em promoção.
As promoções de venda podem ser boas para aumentar o público da sua loja em um determinado período, porém, ela também pode significar um prejuízo indesejado. Isso acontece quando o lojista esquece que, por mais que o faturamento aumente, o dinheiro arrecadado pode não ser suficiente para pagar todos os custos da promoção.
Então por isso, desenvolvemos este conteúdo para auxiliar você na hora de definir o preço de venda dos seus produtos em momentos de promoção.
Pronto para descobrir por quais preços os produtos podem ser vendidos? Então continue acompanhando nosso artigo e você também terá a disposição uma planilha para lhe acompanhar no cálculo sobre o preço de venda!
Embora a promoção seja voltada para atrair clientes, é essencial considerar o caixa da empresa no momento de definir o preço de venda dos produtos. Afinal, de nada adianta vender muito, mas o valor não cobrir seus gastos, certo?
Embora pareça difícil, é possível que a loja tenha prejuízos mesmo com um aumento nas vendas. Para que isso não ocorra, é necessário entender que o preço mínimo do seu produto deve ser superior ao custo que você teve para colocá-lo a disposição do cliente.
Portanto, no momento de definir o preço de venda, comece analisando o custo.
Você deve considerar:
A soma de todos estes valores será o seu preço de venda mínimo, sendo que neste caso você não terá qualquer tipo de lucro.
Agora vamos supor que você queira ter um lucro, mesmo durante a sua promoção. Para isso, você deve diminuir a margem de lucro aplicada sobre o item. Por exemplo, normalmente suas vendas possuem um lucro de 50% por produto. Se você diminuir este percentual para 25% terá um valor promocional que ainda lhe trará lucros.
Para tornar este cálculo ainda mais simples, desenvolvemos uma planilha Excel para cálculo do preço de venda. Ela permite que você informe todos os custos com o produto e depois acrescente o lucro desejado para esta promoção.
Quando você esta definindo o preço dos produtos de uma promoção, também é importante considerar outros aspectos do seu planejamento. Os dois principais são:
Público-Alvo: quando você conhece sua clientela, também sabe como ela prefere suas compras: cartão de crédito ou débito, à vista, parcelado, etc. Com estes dados em mãos, você pode definir o preço já considerando as taxas de cartões ou boletos, ou oferecer um desconto maior no pagamento à vista.
Divulgação: é importante que você divulgue a promoção de acordo com o preço de venda que está realmente oferecendo. Por exemplo, se o produto for vendido com 20% de desconto, não será possível divulgar o produto pela metade do preço.
Esperamos que nossas dicas possam tornar sua promoção de vendas um sucesso! Mas se você ainda tem algum dúvida, pergunte-nos nos comentários. Ficaremos muito satisfeitos em ajudar!