Para manter a saúde financeira de uma empresa é preciso sempre manter suas contas positivas. E para aumentar as chances de conseguir esse objetivo, o planejamento financeiro é essencial.
É comum observarmos muitos empresários que se vêem obrigados a fechar as portas de seus empreendimentos por conseqüência de altas e impagáveis dívidas, sendo que muitas vezes o motivo dessa situação é exatamente a falta de um planejamento financeiro bem feito.
O planejamento financeiro é uma ferramenta administrativa que calcula e projeta as receitas e despesas de uma determinada empresa.
Com esse planejamento, o administrador é capaz de traçar metas para o direcionamento que a empresa quiser tomar, alocando os recursos adequadamente para os devidos fins.
Um planejamento financeiro é, portanto, nada mais do que uma constatação do que deve ser feito futuramente em relação às finanças.
Em uma época de incertezas promovida pela crise econômica, o planejamento financeiro torna-se extremamente importante para a sobrevivência de determinadas empresas.
A partir dessa ferramenta torna-se viável para o empresário efetuar suas projeções, identificar o momento favorável para aplicar seus investimentos, aproveitar as melhores oportunidades para direcionar seu negócio e estimar os custos.
Sem um planejamento financeiro, fica muito difícil (pra não dizer impossível) traçar, dentro de uma organização, o melhor caminho para se chegar ao lugar esperado.
– Defina-se: o primeiro passo para um planejamento financeiro eficiente é definir a situação atual de sua empresa. Fica praticamente impossível dar os próximos passos no planejamento sem antes conhecer sua condição no momento.
– Levante informações como o tempo de mercado, pontos positivos e a melhorar, tipo de serviço ou produto que oferece aos clientes/consumidores, público-alvo, posicionamento de mercado, entre outras informações que te ajude a tomar decisões sobre o futuro. O balanço financeiro atual de sua empresa também é uma informação essencial para avaliar os possíveis investimentos iniciais necessários. É a partir dessas informações que você irá formular suas metas e objetivos.
– Organize-se: coloque seu planejamento financeiro no papel. O ideal é realizar um planejamento anual, separado por mês. Organize tudo o que você pretende ganhar no período, com projeção das receitas e de quais fontes elas virão. Depois é hora de organizar os gastos. Considere todos os custos previstos (salários, aluguel, fornecedores, contas de água, luz, impostos, etc.) e estime os custos imprevistos (manutenção, rescisões, etc.). Não esqueça também de incluir os valores estimados de investimentos que venham a ser feitos para que você alcance os objetivos traçados (empréstimos, aquisições, reformas, aumento de espaço físico, etc.).
– Antecipe-se: é muito importante projetar um cenário adverso para o mercado no futuro. Esse é um passo fundamental, pois a partir dele serão tomadas as devidas providências para uma preparação adequada.
É sempre indicado definir três cenários distintos do atual, com graus de adversidade distintos um do outro.
O próximo passo é definir o plano de ação. Conhecendo o posicionamento e situação atual de sua empresa, projeção de cenários adversos e sabendo aonde quer chegar, está na hora de elaborar os planos de ação para que o planejamento se realize, definindo as metas a serem cumpridas dentro de um cronograma efetivo.
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Lembrando que não basta apenas planejar os objetivos e expor os planos de ação para os envolvidos. É extremamente necessário para o sucesso do planejamento financeiro o acompanhamento das metas, cuidando para que sejam cumpridas dentro dos prazos definidos no cronograma.
Esperamos que as dicas deste artigo possam lhe ajudar no seu planejamento financeiro e aumento de seus resultados. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, comente abaixo.