A pesquisa de satisfação é uma ferramenta essencial para quem deseja conhecer a opinião de seus clientes e sua experiência com a empresa. Porém, iniciar esse processo pode gerar diversas dúvidas no gestor.
Por isso, nesse artigo você pode conferir o que é uma pesquisa de satisfação, e como aproveitar os resultados alcançados com ela. Além disso, pode baixar nosso documento Word para iniciar sua pesquisa hoje mesmo!
Vamos começar entendendo o que é satisfação: sensação de prazer ou desapontamento percebida por um cliente, resultante da comparação de desempenho percebido em relação às suas expectativas. Resumindo, é o grau de felicidade experimentada pelo cliente.
A pesquisa de satisfação direcionada pelo cliente é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para conhecer esse grau de felicidade. Através dela é possível conhecer o cliente, e identificar as falhas e oportunidades de melhoria nos produtos e processos da empresa.
A aplicação de uma pesquisa de satisfação com os seus clientes oferece diversas vantagens. Ela fornece informações estratégicas sobre a percepção do cliente quanto a sua empresa.
Os dados captados junto ao cliente permitem melhorar a tomada de decisão do empreendedor. Estas decisões mais assertivas envolvem diversas questões, como mix de produtos ideal, atendimento, entrega, pagamentos, entre outros.
Depois que o gestor decide aplicar uma pesquisa de satisfação, é necessário colocar sua pesquisa em andamento. Para isso, preparamos um documento com algumas perguntas já prontas, que vão facilitar este processo.
A pesquisa de satisfação é uma ótima ferramenta para buscar a fidelização dos clientes. Ela demonstra o interesse da empresa em conhecer melhor cada cliente e suas considerações sobre a experiência que teve na empresa. Por isso, inicie sua pesquisa de satisfação com os clientes agora mesmo!
Você já aplica uma pesquisa de satisfação em sua empresa? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários.