A todo momento somos bombardeados por anúncios e uma série de informações com um objetivo bem claro: vender. Mas esse marketing digital que já faz parte da nossa rotina está restrito às grandes empresas ou os pequenos negócios também podem apostar nesse tipo de estratégia?
Aliás, pensar em marketing digital para micro e pequenas empresas é apenas vaidade ou é uma estratégia de crescimento que precisa ser seguida?
Para responder essas questões, tão pertinentes para quem está começando a empreender, é que criamos este artigo. Nele abordaremos algumas noções de marketing digital e como essa abordagem pode (ou não) fazer parte do seu negócio.
Confira!
Por certo, essa é uma dúvida bastante frequente para quem está começando a empreender ou mesmo para quem já tem uma micro ou pequena empresa consolidada, a questão do investimento em marketing.
Ainda hoje, mesmo depois de dados claros como o boom do e-commerce (com a chegada da pandemia), a criação de diversas plataformas de venda e divulgação de negócios, com o desenvolvimento de integrações entre redes sociais e lojas virtuais, com uma série de algoritmos que nos trazem milhões de resultados em uma fração de segundos, alguns empreendedores continuam achando que marketing digital é vaidade e não uma necessidade estratégica para negócios dos mais variados segmentos.
Nesse sentido, muitas empresas continuam sem site, sem perfil em redes sociais, sem produzir conteúdo rico e, claro, sem ser vistas por seu público-alvo. Segundo dados de 2017, cerca de 40% das empresas brasileiras à época não possuíam um site para divulgar seus produtos e/ou serviços. De acordo com dados de um estudo chamado Digital Marketing Readiness, realizado pela McKinsey em parceria com Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), o 80% das empresas brasileiras não conseguem aproveitar os benefícios da presença digital e ações de marketing.
Apesar de haver um processo de digitalização crescente. Ainda mais, considerando o movimento do empreendedorismo digital impulsionado pela pandemia ocorrida em 2020, enquanto os grandes investiram massivamente no marketing digital as micro e pequenas empresas que não se adaptaram, enfrentaram muito mais dificuldades.
Nesse sentido, o avanço do acesso da população aos smartphones e internet em todo o território nacional, transformou pessoas em usuários e potenciais consumidores. Por isso, é fundamental enxergar a sua empresa como parte deste grande jogo que é o marketing digital. Já não é mais possível dissociar o seu negócio de uma boa estratégia de vendas e de atuação nesse meio.
No entanto, saber comunicar e alcançar esses milhões de pessoas que estão online e em busca de um produto ou serviço é uma grande sacada para expandir seu negócio e lucrar mais, mas exige expertise e muita atenção.
Essa é uma desculpa que nós escutamos bastante. O fator investimento é um importante ponto de decisão quando o assunto é marketing. Muita gente ainda atrela essa estratégia à uma vaidade de quem tem cash para apostar.
O que de certo modo, não é mentira. É claro que com grandes investimentos bem direcionados, você poderá alcançar um público muito maior e ganhar visibilidade nos lugares mais cobiçados. Entretanto, algumas ações gratuitas também rendem bons resultados e podem terminar em vendas. Por isso, não dá para cair no conto de que marketing digital é vaidade, de é só like e muitos seguidores nas redes. Afinal, a máxima de que não dá para pagar contas com seguidores é verdade.
Para ter estratégias assertivas, você pode começar delineando qual é a sua persona e onde ela está. Cada rede social tem um perfil de público que, por sua vez, interage com o conteúdo de diferentes formas. Portanto a sua principal estratégia é entender como tornar a sua comunicação bem flexível. Não dá para apostar em uma comunicação única, padronizada.
Nessa lógica, uma grande vantagem de uma boa estratégia de marketing digital é a segmentação do seu público-alvo. Isso lhe permite desenvolver campanhas e ações mais efetivas, estando onde o seu público está e falando uma linguagem que o atraia e realmente agregue valor.
Diferentemente do marketing físico, que é centrado na proposta de alcançar o maior número de pessoas. O marketing digital permite um afunilamento, uma peneira bem sofisticada que cruza dados e com tecnologia de ponta faz com que você impacte as pessoas certas.
E essa personalização garante maior eficácia, o que tende a resultar em maior volume de vendas.
Se acaso você tem uma micro ou pequena empresa, pode ser que toda essa discussão lhe pareça em vão. Afinal, o capital desse perfil de negócio está sempre no limite do consumo. E é bem difícil ter um saldo a mais para investir em algo que parece não ser vital para a manutenção do negócio.
Mas para te provar que marketing digital pode transformar a rotina do seu negócio, vamos listar aqui algumas ações gratuitas que aumentam as suas chances de venda. Fique atento a essas dicas!
Com essas pequenas ações iniciais, você já notará algumas mudanças. E claro, se deseja expandir essas ações, através do Plano Starter do SIGE Lite, você pode também criar a sua própria loja virtual, a SIGE Loja. E nesse caso, a loja virtual funciona também como um site da sua empresa, onde além de atrair leads (com uma poderosa vitrine online), você conquista clientes, fazendo um atendimento personalizado e ativo 24hs por dia, 7 dias por semana.
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