Pensar uma nova forma de atrair clientes e se destacar da concorrência é uma constante na vida dos gestores. Na busca por este destaque, o termo Inbound Marketing tem ganho muito destaque mas ainda é desconhecido de muitos empreendedores. Quer conhecer o que é esta nova forma de marketing e como utilizá-la a favor da sua empresa? Então aproveite agora mesmo este artigo!
De forma geral, Inbound Marketing é definido como uma nova forma de atingir o público alvo, baseando-se na criação e compartilhamento de conteúdo, aproveitando–se também das táticas de marketing online.
De modo mais abrangente, o Inbound Marketing também pode ser entendido como qualquer forma de marketing que busca ganhar o interesse das pessoas. A elaboração deste conceito também costuma dividir o Inbound Marketing em três principais pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Mídias Sociais, embora não existam limitações para se fazer Inbound Marketing.
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O Outbound Marketing, refere-se ao marketing tradicional, que usa a interrupção para oferecer diretamente um produto ou serviço ao público alvo. Ou seja, a mensagem é imposta, através do anúncio da revista, do intervalo comercial da TV ou no rádio. O cliente não necessariamente solicitou para ver os anúncios, pois eles estão sendo impostos em sua rotina.
Desta forma, a principal diferença é que no Outbound Marketing os produtos são “empurrados” ao consumidor, enquanto no Inbound Marketing é o próprio público que busca a informação desejada.
A principal função do Inbound Marketing é transformar visitantes em leads, leads em clientes e clientes em divulgadores da sua marca. Para que esta função seja bem desempenhada, é necessário entregar o conteúdo certo, no momento certo e no canal certo. Assim, as pessoas recebem muito melhor a informação e gravam o conteúdo mais facilmente.
Podemos dividir o processo de Inbound Marketing em 5 etapas principais:
Para que isto se torne possível, é necessário compreender e trabalhar cinco princípios importantes do Inbound Marketing:
Marketing de Conteúdo: o conteúdo produzido pela empresa deve ser direcionado para as pessoas certas. Para isso, é essencial definir qual é o seu público alvo, bem como qual é o tipo de conteúdo que este público esta buscando.
Ciclo de compra: para fazer com que os visitantes se tornem clientes, é necessário entender que cada um deles passa por um processo até concluir a compra. O entendimento deste processo e as interações em cada etapa são essenciais para que o lead avance no processo de compra.
Personalização: quanto mais você conhece seu público, mais fácil será a interação entre vocês. Assim será possível direcionar o conteúdo de forma personalizada e no momento certo para cada pessoa, esclarecendo seus anseios e questionamentos sobre seus produtos e sua empresa.
Multicanais: além de definir seu público, é preciso conhecer seus hábitos e desejos. Por isso, é importante estudar onde estas pessoas estão, e utilizar diversos canais para atingir as pessoas certas e transformá-las em leads.
Integração: para que todo o planejamento seja efetuado corretamente, é necessária uma integração entre todas as ações. Todo o conteúdo produzido deve ser mensurado e analisado, para que a estratégia seja realmente eficiente.
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Independentemente de qual o público de sua empresa, o Inbound Marketing poderá contribuir na construção e consolidação de sua marca. Desde a captura de leads qualificados até a finalização da sua venda, o Inbound Marketing irá lhe auxiliar na construção de uma marca que será amada pelas pessoas.
A sua empresa já se beneficia do Inbound Marketing? As ações adotadas trouxeram o resultado esperado? Compartilhe conosco suas experiências!