Os noticiários anunciam tempos difíceis, com uma crise financeira iminente. Nessas horas, é preciso repensar as estruturas, os rumos dos negócios, analisar com mais frieza os investimentos e fazer as escolhas mais inteligentes. É preciso muita atitude para não deixar a empresa no marasmo e dar mais espaço à concorrência. A adoção de serviços na nuvem, especialmente os de gestão ERP, podem ser uma boa pedida para a redução dos custos na sua empresa.
Uma pesquisa da IBM de 2014 mostrou que o mercado mundial de software como serviço (SaaS) deve movimentar US$ 45 bilhões em 2017. Há dois anos, esse valor era de US$ 18 bilhões. No estudo, foram entrevistadas mais de 800 empresas globais que dizem que a principal razão para a decisão de adotar um ERP SaaS é a redução do custo de propriedade de suas aplicações. Em vez de comprar licença de um software, com o serviço na nuvem, a empresa paga uma mensalidade para acessar um sistema hospedado na nuvem e não nos seus servidores. Para 41% dos entrevistados, o serviço superou as expectativas de economia.
Veja aqui algumas economias que a sua empresa pode fazer ao contratar um ERP na nuvem:
Com um ERP na nuvem, a empresa não precisa de um espaço dedicado para uma estrutura de data center. Em consequência, além de uma possível redução de gastos com aluguel e manutenção do espaço, também é possível economizar bastante com energia elétrica. No Brasil, com o recente reajuste médio de 32% na conta da eletricidade, esse passa a ser um aspecto bastante importante a favor do SaaS.
Para contratar um serviço na nuvem, não é necessário fazer um investimento inicial muito alto, com novos maquinários, licenças de software e custos de instalação. Outra vantagem é que o serviço pode ser contratado com pagamentos mensais.
Não é necessário contratar técnicos para manutenção! Os provedores de soluções ERP online oferecem suporte e a empresa pode aproveitar a equipe interna de TI em outras atividades importantes para o desempenho do negócio que precisam ser feitas internamente.
As empresas que oferecem serviço na nuvem têm geralmente várias modalidades de produtos, para atender aos diferentes perfis de empresa. Dessa forma, o empreendedor pode optar pelo produto que melhor atende às suas necessidades sem precisar pagar por funcionalidades que não fazem sentido para o seu negócio. Muitas das empresas de SaaS oferecem um período grátis para que o cliente possa avaliar se a ferramenta é a mais adequada para o seu negócio.
Com uma ferramenta na nuvem, os colaboradores têm acesso à informação de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. Isso facilita as transações e a coordenação de tarefas, o que reflete no aumento da produtividade e das receitas da empresa.
A sua empresa já conseguiu diminuir custos com um sistema em nuvem? Compartilhe seus resultados e experiência conosco através dos comentários!