Controlar o fluxo de caixa da empresa é um procedimento que deve ser realizado com cuidado e eficiência, pois influencia no restante do controle da empresa. Dentro da gestão financeira, realizar um controle de cheques eficiente é essencial.
Para tornar este controle de cheques uma realidade dentro da empresa, preparamos este artigo. Você verá como evitar erros neste controle e poderá baixar nossa planilha em Excel.
O cheque é um documento bancário entendido como uma ordem de pagamento. Ele é emitido pelo sacador contra o banco em que ele possui conta corrente. Este cheque emitido faz com que o banco pague o valor do cheque à outra pessoa que é o tomador. O valor que é destinado ao tomador sai da conta corrente do sacador.
O cheque ainda é uma forma de pagamento muito utilizada para realizar compras parceladas ou com crédito. Por isso, torna-se importante controlar todos os cheques que circulam pela empresa, para assim ter informações precisas sobre o seu fluxo de caixa.
Controlar o número de cada cheque, as informações de seu emitente e em qual banco ele foi compensado, são informações que devem ser consultadas rapidamente sempre que necessário. Assim, também será possível manter a rastreabilidade sobre estes dados.
Desenvolvemos uma planilha onde você pode informar todos os dados dos cheques recebidos e observar o que já compensou ou não. De fácil utilização, esta planilha irá facilitar seu controle de cheques.
Para isso, recomendamos que você leia as informações da aba Apresentação, que são importantes para facilitar o entendimento e preenchimento da planilha. Além disso, indicamos manter a sua planilha salva sempre em um local seguro e que você possa acessar facilmente.
Controlar os cheques da empresa é essencial para manter todos os dados financeiros organizados. Por isso, siga as dicas deste artigo e evita problemas nas suas contas, melhorando seus resultados.
Para mais artigos sobre o fluxo de caixa clique aqui.
Agora nos conte: como é a gestão de cheques na sua empresa? Comente suas experiências abaixo!