Não é de hoje que o termo crise vem tirando o sono de muitos empresários. Independente do ramo ou do tamanho da empresa, a crise econômica tem afetado todas as organizações. A crise não pode ser a desculpa para você deixar de vender e baixar seu faturamento, pois neste momento é necessário muito trabalho duro e positividade.
Neste artigo separamos algumas dicas que você pode aproveitar para vender mais e transformar a crise em oportunidade de faturamento e crescimento da empresa. Mas não se esqueça: nesta fase o principal foco é o seu cliente.
Nunca foi tão importante contar um bom atendimento, focado em surpreender e encantar o cliente quanto nos momentos de crise. Motive sua equipe de vendas a conhecer seus clientes e atendê-los sempre com muita atenção e carinho. Entregar ao cliente mais do que ele esta esperando é uma forma positiva de surpreendê-lo e vender mais.
Além disso, reúna-se com sua equipe de vendas para ouvir suas considerações e compartilhar táticas e experiências. Contar com um clima organizacional agradável e harmonioso pode melhorar a produtividade e motivação da sua equipe, o que irá refletir no atendimento ao cliente e no resultado de suas vendas.
Inicialmente é preciso pensar em como melhorar a experiência que novos e/ou futuros clientes tem com a sua empresa. A experiência de compra do cliente pode ser um diferencial para fidelizá-lo e receber novos clientes por indicação.
Lembre-se de criar um ambiente diferenciado, favorável as vendas, com um atendimento de qualidade. Também é importante sempre buscar saber a opinião do cliente, perguntando como foi à compra, o atendimento e se os produtos adquiridos estavam dentro do esperado. As respostas destas perguntas podem indicar onde a empresa deve investir para vender mais.
Quando o cliente já possui uma experiência com sua empresa, é importante mantê-lo fiel a sua empresa e aos seus produtos. A lealdade e satisfação dos clientes já existentes geram menos custos do que a conquista de um novo cliente.
Ligue aos clientes ou faça visitas, para entender e identificar novas necessidades. Além disso, ofereça benefícios em novas compras e mantenha um contato amigável para que o cliente mantenha uma boa impressão da sua empresa, criando um vínculo de confiança.
O que você achou de nossas dicas? Qual outra dica para vender mais você gostaria de compartilhar conosco? Utilize os comentários para dividir conosco suas impressões e experiências!