Se você é um profissional autônomo ou tem uma pequena empresa do setor de serviços, certamente já precisou entregar um orçamento de serviços a um cliente. Afinal, os orçamentos são elemento importante no processo de venda, não é mesmo?
As etapas de venda para um prestador de serviços, normalmente, são bastante definidas:
Assim, dadas as propostas, o prestador de serviço e o cliente chegam a um valor final e fecham negócio. Todos felizes, ponto! Mas será que é sempre assim? Um bom orçamento pode ser decisivo para a concretização da venda/contratação?
Pensando em esclarecer estas dúvidas e levar, ainda mais praticidade à confecção de orçamentos de serviços em sua empresa, nós, da equipe SIGE Lite, criamos este artigo.
Afinal, acreditamos que a organização no processo que antecede a venda é fundamental. E, claro, um modelo de orçamento é uma maneira bastante eficiente e produtiva de organizar as atividades e atender seus clientes com qualidade.
Siga lendo e acompanhe as dicas de gestão compartilhadas por nossos especialistas em Micro e Pequenas Empresas. Além disso, dispomos de um modelo de orçamento que para que você possa baixar e adaptar com facilidade para o seu tipo de negócio.
Confira!
Assim como alguns serviços levam horas de trabalho, outros podem ser solucionados em instantes. Isso dependerá de cada caso.
Por exemplo, imaginemos que o ar condicionado da sua loja apresenta um defeito justo na semana mais quente do ano. Você tenta de tudo para que o aparelho funcione e nada dá certo. Então, chama um técnico que em 10 minutos resolve o problema.
Por quê?
Isso ocorre porque o profissional já se deparou com tal problema inúmeras vezes. Ocorre porque gastou bastante com estudos a respeito e executou com tal velocidade por mérito.
Não é justo cobrar a hora fracionada. No mínimo, o valor cobrado deve ser de 1 hora técnica do profissional.
Então, nossa dica é: tenha valores estipulados para sua hora técnica. Também, tenha valores aproximados para cada tipo de serviço. Inegavelmente, essa precificação tende a desenvolver-se ao longo do tempo. Conforme você ganha experiência nas negociações, melhor fica o processo.
Antes de mais nada, é preciso considerar dois fatores: o tipo de serviço e o tipo de cliente.
Se for um serviço corriqueiro que não precisa de grande personalização e muito estudo sobre o cliente e seu mercado, um orçamento simples vai dar conta do recado. Assim, basta que o documento contenha:
Ao passo que, se você precisar persuadir seu cliente e mostrar uma solução única para o problema que ele apresenta, é imprescindível trabalhar melhor o conteúdo do orçamento. Nesse caso, a proposta cumprirá papel fundamental em agregar valor ao trabalho que você fará. Dessa forma, seu documento deve conter:
É fundamental que você foque nas vantagens, no que o cliente tem a ganhar com o serviço. O valor deve ser irrisório diante da qualidade do que é oferecido.
Com efeito, o termo orçamento de prestação de serviços não é o correto para a finalidade de definir um valor a ser cobrado do cliente. Do ponto de vista técnico, a denominação correta para esse tipo de documento é proposta comercial.
Esse tipo de documento precisa ser breve, de fácil leitura e objetivo. Por isso, evite cometer estes erros ao sua proposta comercial:
Por fim, compartilhamos aqui uma planilha para que você possa criar seu modelo de orçamento facilmente, economizando tempo e evitando gastos desnecessários.
Nesse modelo, você pode fazer uma lista dos clientes, gerar orçamentos automaticamente para cada um, apenas selecionando os nomes dos mesmos, de forma simples, eliminando retrabalho.
Gostou deste conteúdo? Quer saber ainda mais sobre Gestão de Serviços? Recomendamos a leitura dos artigos: O que é Gestão de Serviços? e Como manter uma rotina de prestação de serviços organizada.
Até a próxima!