Compreender e monitorar o mercado deve ser uma tarefa constante no ambiente empresarial. Por isso, acompanhar e coletar dados sobre os concorrentes através de uma análise da concorrência é essencial para alavancar ainda mais os negócios.
Preparamos este artigo especialmente para lhe ajudar nesta análise da concorrência. Você entenderá a importância desta análise para a empresa, além de baixar uma planilha para a execução da análise.
Uma análise da concorrência permite identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio e também dos seus concorrentes. Conhecendo as ações de cada um, será mais simples identificar como posicionar sua empresa e direcioná-la para o sucesso.
Com as mudanças de cenário acontecendo tão rapidamente em nossa economia atual, é importante que este processo seja contínuo. Você sempre deve buscar novas informações e rever as considerações anteriores, para aperfeiçoar ainda mais seu entendimento sobre o mercado.
Cada ramo de atuação é diferente entre si, o que pode modificar a forma como as análises de concorrência são realizadas. Porém, alguns passos básicos sempre devem ser observados, como veremos a seguir.
Toda a empresa tem concorrentes, isso é a fato. Por isso, o primeiro passo é considerar quem realmente pode ser outra escolha para o seu cliente. Pense em todas as empresas que podem oferecer ao seu cliente as mesmas vantagens e produtos que você.
Comece observando seus principais concorrentes, que são as empresas do mesmo segmento que o seu. Depois, identifique concorrentes indiretos, que são as empresas que almejam o mesmo mercado geral que você. Por fim, observe também os potenciais concorrentes, que são as empresas que estão se preparando para entrar no mercado.
Sabendo quais são seus concorrentes, determine os pontos fortes e fracos de cada um. Para isso, você pode eleger as categorias mais importantes no seu ramo de atuação e depois classificar seu concorrente em cada categoria.
Além disso, você um comentário claro e detalhado sobre a razão de cada classificação, em cada concorrente. Desta forma, quando for realizar uma nova análise, você já sabe quais pontos lhe preocupam e pode ficar mais atento a eles.
Depois de conhecer os pontos fortes e fracos de seus concorrentes, você deve analisar a sua empresa nas mesmas categorias e posicionar-se diante da concorrência. Com isso você poderá ter uma visão ainda mais ampla e clara sobre onde sua empresa está inserida e como o mercado está funcionando a sua volta.
Assim você saberá em quais áreas precisa melhorar e quais características da sua empresa são um grande atrativo para os clientes. Lembre-se que está análise deve servir para buscar formas de aperfeiçoar o seu negócio, e trabalhar os seus pontos fortes e fracos perante seus concorrentes.
Para auxiliar na sua análise da concorrência, desenvolvemos uma planilha Excel. Ela está dividida por categorias, para facilitar ainda mais a comparação da sua situação em relação a seus concorrentes. Isso permitirá ter uma maior visão do mercado e seu ramo de atuação.
O cenário em que a empresa está inserida é determinante no resultado que será obtido. Por isso, analisar seus concorrentes é essencial para corrigir falhas e melhorar processos para trarão mais clientes para o seu negócio, além de trabalhar ainda mais seus pontos fortes.
Agora nos conte: sua empresa já fez uma análise da concorrência? Como foi a experiência? Compartilhe conosco através dos comentários!