As telas touchscreen (ou sensíveis ao toque) ganharam destaque no mercado há pouco tempo, mas sua historia começou há algumas décadas atrás. Mais precisamente, em 1965 o inventor britânico E. A. Johnson começou a descrever seu trabalho sobre uma tela sensível ao toque capacitiva em alguns artigos científicos e no final do mesmo criou a primeira tela touchscreen (abaixo). Esse aparelho foi utilizado no Royal Radar Establishment, no Reino Unido, onde servia para controlar de tráfego aéreo.
Embora muito capacitivo, o equipamento era bem simples. Era capaz de suportar apenas um toque por vez, e era binário, identificando apenas duas posições: toque ou ausência de toque.
As telas touchscreen foram evoluindo com o passar dos anos, mas sempre eram capazes de identificar apenas um toque por vez. Isso mudou em 1982, quando Nimish Mehta, do Canadá, apresentou o primeiro dispositivo multitouch do mundo.
Depois disso, em 1983, foi à vez das telas começarem a reconhecer gestos. Esta invenção é atribuída a Myro Krueger, um artista digital estadunidense, que apresentou o Video Place, um sistema óptico que permitia rastrear o movimento dos dedos por meio do uso de projetores e câmeras de vídeo.
Seguindo esta evolução, podemos descrever algumas evoluções da tela touchscreen:
Quase 50 anos depois do primeiro trabalho com tela touchscreen no Reino Unido, as telas sensíveis ao toque evoluíram e tornaram a vida dos usuários mais pratica e ágil. Para o futuro, podemos imaginar que estas telas vão evoluir ainda mais e vão fazer cada vez mais parte da nossa vida.