Para muitos empreendedores, é comum não conseguir completar suas tarefas diárias e com isso estender a jornada diária para muito além das 8 ou 9 horas. Começam então o trabalho de casa, que nem sempre significa benefícios e rendimento.
Quando esta situação torna-se rotineira, o desgaste físico e emocional e o cansaço excessivo podem diminuir o rendimento e causar graves problemas a saúde.
Se você se identificou com esta questão, este artigo é para você. Confira quatro dicas para não realizar trabalho de casa e aumentar seu rendimento enquanto estiver na empresa.
Como já comentamos em diversos artigos ao longo do ano, o primeiro passo de qualquer ação é sempre o planejamento. Com a sua rotina de trabalho não é diferente!
Para ampliar seu rendimento enquanto estiver na empresa, você deve começar organizando sua rotina de trabalho. Para isso você deve analisar a prioridade de cada tarefa e delegar as tarefas que sua equipe pode realizar.
Se possível, antes de encerrar o expediente, crie sua lista de tarefas do dia seguinte. Assim, você já chegará à empresa mantendo o foco nas prioridades, e isso aumentará sua produtividade.
Se você ficar conferindo seu email da empresa a cada cinco minutos, vai acabar realizando trabalho de casa. Por isso, desconecte o email do seu smartphone ou tablet.
Por mais que você tenha apenas a intenção de conferir e não responder, abrir o email pode fazer com que você fique preocupado e ansioso, diminuindo o rendimento das suas tarefas pessoais.
Quando chegar a casa, procure aproveitar o final do dia sem ficar em frente à televisão ou navegando na internet. Embora estas atividades ofereçam descontração, elas não permitem que você se desligue totalmente do trabalho.
Procure se divertir com as pessoas que você ama, focando sua mente em atividades descontraídas, sem grandes cobranças.
Quando você dedica sua atenção aos momentos prazerosos do lazer, seu cérebro descansa dos assuntos de trabalho. Existem estudos que comprovam que o lazer é uma tecnologia de qualidade de vida no trabalho, e interfere diretamente no aumento da produtividade e felicidade.
Se mesmo com todo o planejamento, você não consegue desempenhar todas as suas atividades e acaba fazendo trabalho de casa, tome uma atitude!
Você pode conversar com sua equipe, expor as tarefas que esta fazendo de casa e como esta situação pode ser contornada. Se você está assumindo funções demais e fica sobrecarregado, isso pode prejudicar seu rendimento e a qualidade do seu trabalho.
Realizar trabalho de casa não é o desejo de nenhum empreendedor, mas isso acaba se tornando uma rotina quando não é possível realizar todas as atividades na empresa. Esperamos que nossas dicas lhe ajudem a mudar este cenário, organizar seu tempo e melhorar sua qualidade de vida.
E você, o que tem feito para não levar trabalho pra casa? Compartilhe com a gente!