Realizar uma projeção de vendas é um processo que auxiliará o gestor na tomada de decisão. Conhecendo o que se espera do faturamento no curto prazo, você poderá montar um planejamento estratégico que esteja em conformidade com as estimativas da empresa.
Por isso, criamos este artigo para você entender a importância da projeção de vendas, e como analisar suas perspectivas de vendas de forma objetiva e de acordo com a realidade do mercado. Além disso, disponibilizamos uma planilha em Excel que vai lhe auxiliar neste processo.
Lembre-se sempre que qualquer projeção de vendas criada dentro da empresa deve considerar dados detalhados e realistas. Este não é o momento de criar especulações ou alimentar expectativas. Toda e qualquer informação incluída na sua projeção deve ter embasamento em pesquisas e estudos confiáveis.
Para iniciar, você deve considerar todas variáveis do mercado, conforme suas estatísticas passadas e os estudos de mercado futuro. Uma das variáveis que pode influenciar diretamente na sua projeção e nos resultados efetivamente obtidos é a sazonalidade. Considere-a em qualquer analise realizada.
Sabemos que o empreendedor costuma ter uma expectativa muito otimista sobre o seu negócio. Ao realizar uma projeção de vendas, você deve considerar informações que sejam bastante realistas. Não faça sua projeção considerando que tudo vai acontecer como está no papel. Imprevistos sempre irão acontecer.
Para que você possa elaborar sua projeção de vendas com eficiente, elaboramos uma planilha em Excel para lhe ajudar. Ela é de simples utilização e permitirá que você acompanhe um gráfico das vendas projetadas para cada mês.
Esta planilha inclui uma analise sobre a sazonalidade, pois sabemos que podem existir meses historicamente mais complicados. Colocar isso na planilha no momento de estimar suas vendas vai lhe ajudar no planejamento estratégico e comercial para aquele período.
A projeção de vendas se refere a previsão futura de faturamento da empresa. Ela será essencial para que a empresa possa tomar decisões conforme o planejamento estratégico definido para cada mês e melhorar seus resultados cada vez mais.
Você realiza uma projeção de vendas na empresa? Consegue atingir os resultados esperados? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários abaixo!