Segredos para criar um programa de bonificação perfeito

Um salário fixo costuma ser a principal razão pela qual os funcionários “batem o ponto” todo o dia. Mas se você acha que uma estratégia de bonificação termina por aí, seu negócio pode estar sofrendo um alto índice de turnover.

Investir no reconhecimento de funcionários por bom desempenho é uma excelente ferramenta de negócios, e um programa de bônus pode ajudar a reforçar a mensagem, recompensando a performance positiva.

Confira a seguir os 8 segredos para um programa de bônus perfeito, que estimula o engajamento dos funcionários e reduz a rotatividade:

  1. Gradativo: um programa com diferentes níveis estimula os funcionários a buscar novos patamares.
  2. Equitativo: elimine rivalidade entre departamentos ou funções tornando o programa justo para toda a sua empresa.
  3. Temporal: a frequência de pagamento deve variar de acordo com o nível de emprego: funcionários de nível mais baixo podem receber bônus mensalmente; gerentes de nível médio, trimestralmente; altos executivos podem ser bonificados anualmente.
  4. Simples: um programa de sucesso deve ser fácil de ser explicado e entendido.
  5. Significativo: o trabalhador deve ser capaz de influenciar os resultados e a bonificação deve ser suficiente para fazer a diferença.
  6. Objetivo: crie um bônus com base em resultados mensuráveis, não em opiniões subjetivas.
  7. Presente: compartilhe o maior número de vezes possível os progressos em relação às metas, usando os meios de comunicação da empresa.
  8. Fácil: estruture um bônus que seja fácil para os níveis mais baixos alcançarem, o que permite que todos consigam ganhar alguma coisa e se motivem para alcançar níveis mais elevados.

Dicas para implementar o programa de bonificação

Uma vez decidido o tipo de plano de bonificação que você deseja implementar, preste atenção nestes pequenos detalhes.

Em primeiro lugar, a comunicação é de extrema importância. Deixe os funcionários saberem o que é o bônus, quanto eles podem ganhar, como irão receber etc.

Em segundo lugar, não estabeleça o pagamento do bônus junto com o do salário fixo. Escolha uma data diferente para gerar mais significado.

Por fim, agende-se para reavaliar o programa de bônus, a fim de mantê-lo alinhado aos objetivos do negócio e garantir a sua eficácia em todos os níveis. Para isso, é fundamental contar com métricas para analisar o resultado do programa.

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