Gestão de Vendas e Serviços

Processo de Vendas: qual a sua importância dentro da empresa

Muitas empresas consideram o setor comercial como a alma e o coração do negócio. Para que isso se torne real, é preciso que a equipe comercial siga um processo de vendas bem estruturado.

Em outras palavras, a empresa precisa saber como será seu posicionamento no mercado, que será sua proposta de valor, o perfil do cliente ideal e os diferenciais que serão oferecidos para esses clientes. Observando estes pontos você precisa determinar quais serão suas etapas de venda, as ações da sua equipe em cada uma e o direcionamento do cliente.

Para facilitar o entendimento destas situações, preparamos este artigo. Nele, vamos explicar melhor como você poderá implantar um processo de vendas na sua empresa com facilidade. Não deixe de conferir!

Como implantar o processo de vendas

O primeiro passo é elaborar o seu processo de vendas no papel, descrevendo da forma mais detalhada possível todas as etapas. Normalmente, um processo genérico pode apresentar entre 4 e 7 etapas, porém, não existe uma regra definitiva, pois tudo dependerá das necessidades de cada empresa. Cada etapa adotada terá suas próprias atividades distintas, direcionadas para o publico alvo definido na estratégia da empresa.

Quanto antes o processo for implantado, antes os reflexos nos resultados da empresa aparecerão e os ajustes poderão ser realizados. A execução das etapas permite observar a construção do relacionamento com o cliente, e o processo poderá ser adaptado conforme a realidade do mercado e dos clientes.

Etapas do processo de vendas

Como citamos, um processo de vendas normalmente possui de 4 a 7 etapas. Dentre elas estão:

  • Prospecção: a primeira etapa consiste em analisar os potenciais clientes e suas características;
  • Apresentação: essa etapa o ocorre o primeiro contato com o cliente, com a apresentação do vendedor em nome da empresa;
  • Abordagem: aqui o vendedor deve explicar o motivo do contato e sobre o que se trata o produto ou serviço;
  • Sondagem: nesta etapa o vendedor irá extrair informações do cliente durante a conversa, para entender suas necessidades e realizar um direcionamento conforme as vantagens percebidas pelo cliente;
  • Negociação: esta etapa consiste na apresentação da proposta comercial, onde o vendedor mostra os benefícios do produto e tira as dúvidas do cliente;
  • Fechamento: na penúltima etapa ocorre a finalização da transação, onde as duvidas finais são esclarecidas e o acerto entre vendedor e cliente é finalizado;
  • Pós-Venda: esta ultima etapa consiste uma técnica adotada pelos profissionais de vendas fidelizar seus clientes e efetuar novas vendas no curto e longo prazo.

Importância do gerente comercial

O gerente comercial tem um papel estratégico muito importante dentro do processo de venda da empresa. Ele será responsável por avaliar as atividades executadas pelos vendedores, poderá dividir a equipe dentro do processo conforme suas competências e conhecimentos sobre os produtos e clientes.

Por isso, determine quem será o gerente comercial que atuará junto à equipe. Suas responsabilidades devem ser bem descritas, tanto ao próprio gerente quanto para a equipe. Assim, todos podem trabalhar juntos pelo bem da empresa.

Concluindo

O processo de vendas é um método essencial para garantir os resultados da equipe comercial. Por isso, cumprir as etapas do processo, utilizar os recursos certos e contar com a boa vontade, podem trazer o sucesso para qualquer vendedor.

Esperamos que nossas dicas ajudem a melhorar suas vendas. Se tiver algo a acrescentar, compartilhe conosco através dos comentários.

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