Em um cenário com clientes cada vez mais exigentes, o empreendedor deve estar preparado para se destacar e aumentar suas vendas. Neste artigo listamos 6 motivos que levam as empresas a perder vendas, assim você poderá evitá-los e garantir seu sucesso.
Este é um erro mais comum do que se imagina: vendedores que não conhecem todas as vantagens dos produtos que está oferecendo. Para evitar este tipo de situação, promova treinamentos e envolva sua equipe no processo produtivo, esclarecendo todas as objeções que poderão ser questionadas pelo cliente. A falta de respostas pode indicar uma decisão negativa por parte do cliente.
Outro fator que acaba com possíveis vendas é a falta de envolvimento da equipe com a missão da empresa. A missão é o que define o significado dos seus negócios. Se os funcionários não estão alinhados com isso, certamente irão transmitir está insegurança ao cliente, diminuindo a confiança dos consumidores.
O sucesso das vendas também depende do treinamento de seus vendedores, que devem estar preparados para lidar com diversas situações. Situações recorrentes, como demoras na resposta aos clientes e contatos mal feitos, podem indicar que sua equipe está despreparada e por isto pode perder vendas. Para corrigir estas falhas, realize treinamentos e acompanhe a rotina comercial para indicar melhorias.
O ponto de partida de sua equipe comercial sempre deve ser o cliente. Entenda o que ele quer e precisa, e oferecer soluções conforme as necessidades de cada consumidor. O cliente se sente confiante em relação à empresa quando negocia com um vendedor que está realmente interessado em suas necessidades. Assim, as chances de sucesso das vendas aumentam!
Quando o vendedor está desmotivado e atende aos clientes sem ânimo, certamente nenhuma venda será realizada. O cliente percebe quando o vendedor está atendendo sem vontade, então busque acabar com este mal. Mantenha sua equipe sintonizada e motivada, e os benefícios serão percebidos não apenas nas vendas.
Para finalizar, outro ponto que impede o crescimento das suas vendas é a falta de relacionamento com os clientes, bem como o gerenciamento destas informações. A empresa deve armazenar todas as informações possíveis sobre o cliente, desde os dados cadastrais, até preferências, últimas compras, pagamento das parcelas, entre outros. Estas informações permitem criar atendimentos personalizados, direcionados para a realidade de cada cliente.
Esta questão pode ser resolvida com a adoção de um sistema de CRM – Customer Relationship Management. Ele mantém armazenados todos os dados do cliente, além de permitir registrar todos os contatos que são realizados. Assim, você conhece melhor seu cliente e encontra as melhores oportunidades para manter cada um fidelizado a sua empresa.
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