14 de dezembro de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Que as datas comemorativas oferecem grandes possibilidades para realizar bons negócios, todo mundo já sabe. Mas quais são as melhores estratégias para aproveitar essas oportunidades?

Pensando nessas questões e considerando que o Dia dos Namorados se aproxima, nossa equipe de especialistas em Gestão de Empresarial, criou este artigo. Nele, compartilhamos 5 estratégias certeiras para conquistar seus clientes e faturar muito mais nessa data. Siga atento a nossas dicas!

5 Passos para o sucesso no Dia dos Namorados

Na próxima quarta-feira será o Dia dos Namorados, uma data muito esperada pelos comerciantes. Entretanto, faltando poucos dias para a chegada do 12 de Junho, muitos ainda não têm uma estratégia clara para alavancar as vendas. Por isso, preparamos este artigo com dicas para sua loja arrasar no dia dos namorados. Você verá como esta semana, quando muitos apaixonados saem às compras, poderá lhe ajudar a melhorar os lucros do seu primeiro semestre.

1. O romance deve estar em toda parte

Para aproveitar ao máximo as possibilidades de conquistar os corações de seus clientes, sua loja deve criar um clima de romance. Portanto, comece criando uma vitrine chamativa. Além disso, se sua empresa marca presença nas redes sociais, é o momento de desenvolver posts e campanhas que chamem a atenção para o seu produto.

Para decorar o ambiente da loja, aposte em corações, flores, balões e fitas. Sempre utilizando muito vermelho, rosa, branco e tudo que possa representar o amor a paixão. Dessa forma, dê evidência a sugestões de presentes, sobretudo kits ou presentes que complementam outros presentes.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, invista em apresentar looks que se complementem. Se um cliente está buscando uma jaqueta para sua amada, ofereça uma t-shirt super estilosa para acompanhar a jaqueta. Uma vez que você apresenta com sutileza essas alternativas, acaba criando uma certa sensação de necessidade que o cliente nem sabia que tinha.

2. Equipe amiga

Antes de mais nada, é preciso preparar sua equipe para realizar uma abordagem conforme o momento. Uma abordagem que dê liberdade ao cliente para dar “só uma olhadinha”, para pensar, procurar. Ao passo que você ou sua equipe de vendas está sempre atenta para atender às necessidades do consumidor da melhor forma possível. Lembre-se que cada consumidor entra na sua loja buscando algo único e especial, que consiga transmitir o que ele sente pela pessoa que receberá o presente.

Nestas ocasiões é comum buscar a ajuda de um amigo. Este amigo pode muito bem ser o seu vendedor. Por isso, conte com uma equipe preparada para entender a importância sentimental desta data.

Uma estratégia que pode ajudar é fazer perguntas, tentar entender como é a pessoa amada e qual ideia de presente o consumidor tem em mente. Por exemplo, o vendedor pode pedir ao cliente para que fale sobre sua pessoa amada: suas preferências, profissão, passatempos e como eles aproveitam o tempo juntos como casal. Esta conversa trará diversas dicas. Além disso, é uma forma de quebrar o gelo e aproximar vendedor e consumidor.

3. Diga sim à diversidade

O mundo está em constante mudança, o que se reflete nos relacionamentos. Por isso, lembre-se que diferentes tipos de casais podem entrar na sua loja e todos devem receber igual atenção e cordialidade.

Para que sua equipe não cometa nenhuma gafe ou corra o risco de constranger clientes, ela deve estar bem instruída a entender a diversidade do público. Bem como, a ficar atenta aos detalhes, pois eles fazem toda diferença para conquistar a confiança do cliente e realizar uma boa venda.

4. Estoque bem preparado

Manter uma boa organização no estoque também é essencial para evitar transtornos aos apaixonados. Por certo, se você já possui um histórico dos itens mais vendidos pela sua empresa neste período, aposte no estoque deles.

Ademais, seu estoque deve estar fisicamente bem arrumado. Isso permite que cada vendedor ache o produto com facilidade, agilizando o atendimento.

Neste controle você também pode verificar as embalagens que irá disponibilizar. Lembre-se que grande parte das compras neste período é presente. Assim, tenha papéis e embalagens diversos e românticos.

Dica importante: Se você vende muitos produtos que podem quebrar, vale investir em embalagens que protejam mais o produto. Não pense tanto no seu custo, foque na satisfação do seu público. Imagine a frustração de receber um presente que veio quebrado.

5. Agilidade no pagamento

Inegavelmente, as semanas que antecedem datas comemorativas costumam ser as mais movimentadas no comércio. Desse modo, esteja bem preparado. Depois que o cliente escolheu o presente, ele quer ser atendido com agilidade, sem enfrentar filas. Isso exige boas ferramentas de controle de caixa e emissão do cupom fiscal eletrônico. O SIGE Lite é um sistema online e offline, com uma ferramenta de Ponto de Venda com emissão de NFC-e e CF-e SAT, 100% gratuito.

Com uma interface simples e intuitiva, em poucos cliques sua equipe adicionará o item e finalizará a venda. Isso fará com que o cupom seja emitido automaticamente, podendo ser impresso em qualquer impressora não fiscal. Levando agilidade na finalização da venda e garantindo a satisfação do cliente. E o melhor, VOCÊ NÃO PAGA NADA POR ISSO!

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Pós-venda

Aproveite que o clima de romance está no ar e inicie relacionamentos duradouros com seus clientes. Defina estratégias de pós-venda que fidelizem o cliente e façam com que ele retorne para sua loja. Sem contar com a boa propaganda que o mesmo fará, ao contar para os amigos sobre a excelência no atendimento que recebeu.

Adotando estes passos para o Dia dos Namorados, você multiplica suas chances de terminar o primeiro semestre com grandes resultados!

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Gestão de Vendas? Recomendamos a leitura do artigo: Controle de Vendas: Planilha para Baixar Grátis.

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