Você pediu, a equipe SIGE Cloud realizou!
Neste artigo, trouxemos para você um montão de novidades e melhorias que desenvolvemos no nosso sistema de gestão. Certamente você irá utilizar esses novos recursos para otimizar os resultados da sua empresa.
Então, siga a leitura e veja as principais mudanças que aconteceram nas versões 3.1.80 à 3.1.87.
Sabemos que há momentos em que o seu cliente deseja realizar uma determinada compra na sua empresa, mas está com alguma dificuldade para efetuar o pagamento. Com isso, surge a possibilidade de ser realizado algum financiamento. Então neste caso, já pensou o quão interessante seria se sua empresa possuísse uma integração com uma plataforma para verificar a possibilidade do financiamento ao seu cliente?! É isso mesmo! Neste mês, desenvolvemos a integração com a Bom pra Crédito, uma plataforma que oferece ao seu cliente diferentes opções de financiamento e repassa o valor total para sua empresa em até um dia útil. Gostou dessa novidade? Saiba como configurar e utilizar essa integração em seu sistema, basta clicar aqui.
E você achou que acabou? Não mesmo! Mais uma integração desenvolvida pelo nosso time foi a Bis2Bis, uma plataforma avançada com as funcionalidades do Magento 1. Com ela, você poderá personalizar o seu e-commerce da forma que desejar, realizar vendas, vincular os produtos ao SIGE Cloud e gerenciar todas as atividades através dessa integração! Dessa forma, não perca tempo e conheça agora mesmo como configurar e utilizar essa integração em seu sistema, basta clicar aqui.
Assim como criamos novas integrações, também teve melhorias em relação ao WooCommerce! Agora, você consegue criar mais de uma loja virtual no WooCommerce, onde poderá anunciar os mesmos produtos e gerenciar as vendas de cada uma das lojas através do SIGE Cloud.
Que existe a possibilidade de realizar a impressão de comprovantes de venda e cupom fiscal diretamente na tela do PDV, você já sabia. Mas agora, a novidade é que você também poderá realizar a impressão direta de suas vendas geradas através dos Pedidos e Orçamentos. O documento impresso é semelhante ao comprovante de venda do PDV, onde são informados os principais dados da venda realizada.
Além dessa, temos outra novidade! Se sua empresa realiza vendas que são enviadas ao cliente através de transportadora, agora você poderá informar no pedido qual é o código de rastreio disponibilizado pela transportadora. Dessa forma, este código poderá ser impresso no documento personalizado do seu pedido para conhecimento seu e de seu cliente.
E não paramos por aí! Atendemos a uma solicitação muito requisitada por nossos clientes. Desenvolvemos neste mês uma configuração de reserva de estoque. Essa reserva poderá ser utilizada em Pedidos e/ou Pedidos não Faturados, onde o sistema deixará o saldo disponível do produto considerando o saldo atual, subtraindo a quantidade de produtos mencionada nos pedidos. Ainda, acessando o menu lateral Estoque, submenu Reservas de Estoque, você verá o histórico de reservas que ocorreram no sistema. Portanto, para conhecer mais sobre esta ferramenta, você poderá acompanhar o artigo Como utilizar a Reserva de Estoque, na Central de Ajuda do SIGE Cloud.
Também adicionamos a opção de visualizar arquivos anexados em Pedidos, Orçamentos e Ordens de Serviço. Sendo assim, quando for adicionada uma imagem nestas telas, ao clicar no ícone em formato de olho, o sistema abrirá uma nova guia com a imagem completa. Caso seja um outro tipo de arquivo, o sistema abrirá o modal para salvar o arquivo no computador.
As Ordens de Serviços também tiveram melhorias! Agora, tanto nas OS normais quanto nas OS avulsas você poderá utilizar a ferramenta de uso de checklist. Primeiramente, será necessário criar um checklist com as descrições dos procedimentos a serem realizados, ou funcionalidades a serem conferidas. Depois disso, quando estiver realizando a Ordem de Serviço, você poderá mencionar qual checklist quer utilizar nesta prestação de serviço. Além disso, você poderá informar este checklist nas impressões de suas ordens e realizar a verificação manualmente no papel impresso. Saiba mais sobre essa funcionalidade, clicando aqui.
Assim como houve melhorias nas vendas realizadas por pedidos, também teve na tela do PDV. Uma delas foi a criação de um campo onde o sistema informa a quantidade de itens informados na venda. Além disso, quando você informar um cliente na venda do PDV, o sistema exibirá o saldo de Cashback e Vale Crédito. Dessa forma você consegue verificar se este cliente poderá utilizar algum crédito em aberto para o pagamento da compra.
Ainda na tela do PDV, também criamos um novo atalho, que permite consultar os dados e saldo dos produtos. Para utilizar, basta clicar em F1, pesquisar pelo produto desejado e o sistema já apresentará as informações.
Uma das grandes melhorias que desenvolvemos nesta nova versão do sistema é a possibilidade de verificar as situações realizadas no PDV com o caixa aberto. Ou seja, agora o operador do caixa poderá verificar as vendas realizadas, sangrias e reforços realizados sem fechar o caixa. Mas fique atento que para utilizar essa ferramenta, não poderá utilizar a configuração de fechamento de caixa às cegas.
Já em relação a tela de consignado, aumentamos o campo de busca do produto na busca de saída consignada. Agora é possível informar até 233 caracteres do nome do produto.
Neste mês ainda publicamos uma lógica diferente para as devoluções de mercadorias que ocorriam nas formas de pagamento Crédito Loja e Cartão de Crédito. Atualmente, utilizamos o seguinte procedimento:
Do mesmo modo que desenvolvemos essas alterações, também implementamos um botão para realizar a impressão dos vales de crédito. Dessa forma, assim que você realizar uma devolução, onde deixará o valor como crédito para o cliente, o sistema oferecerá a possibilidade de imprimir este vale e entregar ao cliente como comprovação.
Temos novidades também no módulo de compras! Pensando em facilitar ainda mais o dia a dia da sua organização, agora na tela de Notas Contra CNPJ você poderá buscar por chaves de acesso com caracteres especiais.
Outra questão importante de informarmos é que alteramos a prioridade de associação do produto ao importar o XML na tela de Notas de Entrada. Caso o seu fornecedor descreva no XML da nota o EAN do produto, onde este EAN é o mesmo do seu produto registrado no sistema, o sistema automaticamente irá vincular. Também será possível realizar a busca do produto a ser vinculado pelo EAN.
Achou mesmo que recursos financeiros não teriam novidades? Está enganado. Adicionamos o banco State Street Brasil S.A. no cadastro de contas bancárias. No momento, a utilização desse banco está disponível para lançamentos financeiros e importação do arquivo OFX. Ainda não há funcionalidade para geração de boletos através dele.
Também realizamos uma nova configuração para impedir que o usuário realize pagamento/quitação de lançamentos financeiros. Dessa forma, o administrador do sistema ou responsável por gerenciar usuários poderá utilizar habilitar esta opção no campo Restrições de Acesso, na edição do cadastro do Usuário.
No cadastro de produtos, temos uma novidade para aqueles que realizam vendas por representação! Implementamos a coluna Comissão Representação na planilha de cadastro e edição de produtos. Dessa forma, será muito mais fácil informar os dados de comissão em massa nos itens representados.
Em relação a produtos variáveis, criamos uma função para replicar as composições de um produto variável (pai) a todas as suas variações (filhos). Sendo assim, todos os produtos variação desse produto variável recebem a composição informada.
Mas não é somente o cadastro de produtos que realizamos melhorias. No cadastro de serviços, adicionamos o campo CNAE para que este seja informado automaticamente quando referenciar determinado serviço. Essa funcionalidade é válida para NFS-e gerada por OS, faturamento em lote e NFS-e avulsa, quando a empresa tiver o modelo de informar o serviço na NFS-e.
Ainda, aqueles usuários que utilizam API para vincular os dados a outras plataformas, agora poderão buscar o produto pelo código de barras. Isso porque desenvolvemos nas chamadas “/request/Produtos/Pesquisar” e na “/request/Produtos/Get”, o parâmetro EAN que facilita esta busca.
Também criamos no SIGE Cloud, novas colunas nas listagens de produtos, pedidos, ordens de produção e contratos. Essas são as telas que podem ser criados campos personalizados (atributos). Então, neste momento você poderá buscar por informações nestes campos personalizados.
Por fim, mas não menos importante, nas tabelas de preços de produtos e serviços, adicionamos um novo filtro. Nesse sentido, além de filtrar os itens por nome, categoria e marca, agora também poderá filtrar pelo modelo do produto/serviço.
Você que utiliza a função de limite de crédito por cliente, sabe que anteriormente o sistema somente levava em consideração as vendas realizadas, certo?! Atualmente, a super novidade é que criamos uma nova configuração no nosso sistema. Dessa forma, você poderá habilitar o cálculo de limite de crédito de clientes a partir de todos os lançamentos ao invés de considerar apenas vendas.
Ainda sobre o cadastro de pessoas, adicionamos uma função para salvar automaticamente um contato aos clientes. Ao clicar em Adicionar Contato, você não precisa mais salvar novamente o cadastro da pessoa para armazenar esta informação, pois ela será salva automaticamente.
Na tela de cadastro de oportunidades, removemos a obrigatoriedade de informar os campos de categoria, status de venda e origem. Com certeza agora o processo de validação será mais ágil e facilitará este registro!
Mas também melhoramos a composição das ordens de produção. Alteramos a posição da função de expandir compostos para a primeira coluna na lista de ordens de produção.
O controle de tarefas e lembretes também passou por modificações bem interessantes para ajudar ainda mais no seu negócio. Neste momento, ao editar um agendamento você poderá ser direcionado para a tela de cadastro do cliente informado.
Além disso, aplicamos cores para cada registro na tela de agendamentos. Tanto na Agenda de Tarefas quanto na Consulta de Agendamentos foram aplicadas as seguintes cores:
Então, ainda em relação aos agendamentos, desenvolvemos uma melhoria quando é gerado a partir de Ordens de Serviços. Agora, ao criar um agendamento através de uma OS, automaticamente o sistema informa o nome do cliente no título do agendamento, e o número da OS ficará informado nas anotações.
O SIGE Cloud possui diversos documentos padrões para a impressão, mas também oferece a possibilidade do usuário criar seu próprio documento personalizado, com as informações que deseja. Portanto, para que você consiga informar mais dados nos documentos, criamos novas TAGs. Veja quais são elas!
Sem dúvidas, nesta nova atualização do SIGE Cloud continuamos trabalhando para oferecer aos usuários relatórios mais completos. Desenvolvemos um novo relatório Condensado Vendas por Vendedor, que compara a performance entre os vendedores cadastrados na sua empresa. Este relatório informa o valor médio de itens por venda, além de apresentar o valor total das vendas e o ticket médio de cada um.
Mas também modificamos relatórios já existentes. No relatório de Pedidos Lucratividade adicionamos uma coluna para informar o número da nota fiscal emitida. Ainda no relatório sobre vendas, migramos o relatório de Pedidos Faturados para a tela V3, e também adicionamos no filtro dele, um campo para o status de pagamento do pedido. Além disso, inserimos uma nova coluna neste relatório, discriminando pedidos com valor quitado ou pagamento pendente.
Os relatórios de Pedidos, Pedidos Itens, Pedidos Faturados e Periodicidade também tiveram alterações. Agora, em todos estes relatórios você contará com os campos de Cidade, Estado e Região dos clientes informados nas vendas. E ainda, no relatório Condensado Vendas, adicionamos a coluna Custos Operacionais.
Já no relatório de Ordem de Serviço, incluímos duas novas colunas que indicam a hora de início e fim da intervenção técnica.
Então, para concluir, adicionamos novas configurações para casas decimais. Neste momento você poderá configurar casas decimais para relatórios e documentos.
Nossa! Enfim, nessas últimas semanas nós da Equipe SIGE Cloud estamos nos dedicado ainda mais para entregar resultados a você e à sua empresa!
Fique de olho, porque ainda tem muita coisa boa por vir!
Até a próxima! 😉