As etapas de vendas para um prestador de serviços normalmente são bastante definidas: Cliente solicita um orçamento, o prestador envia um modelo de orçamento. O cliente pede desconto, o prestador expõem os porquês dos valores. Dadas as propostas, prestador de serviço e cliente chegam a um valor final e fecham negócio. Todos felizes, ponto!
Isso pode ser muito simples, mas as vezes tornamos complicado por uma pequena falta de organização, certo? Então comecemos a pensar desde o ponto zero, o modelo de orçamento: você sabia que tem gente que ainda não tem um?
E isso já é começar errado. Fazer um modelo cada vez que vai vender o serviço é complicado e toma tempo. Então um modelo pronto e uma base de clientes, que pode ser feita inclusive no Excel, já resolvem alguns problemas de gestão.
Para exemplificar isto, resolvi escrever um caso que aconteceu aqui na empresa semana passada.
Nós do SIGE Cloud solicitamos um orçamento de três diferentes empresas para a construção de um mezanino. Eis o que ocorreu com cada uma:
– Primeira empresa:
Fica aproximadamente 10 quilômetros da nossa empresa, nos atendeu e disse que precisaríamos ir até lá, pois eles não vem até a empresa para fazer orçamento. Descartamos esta na primeira ligação.
– Segunda empresa:
Demorou cinco dias para nos enviar uma proposta inicial de orçamento, e só lembraram de enviar porque nós ligamos cobrando. Mas tudo bem, era uma boa empresa e tinha um portfólio interessante, então não descartamos inicialmente. Além disto, tinha um ótimo preço.
– Terceira empresa:
Quando solicitado orçamento, a empresa prontamente nos enviou um profissional até o SIGE, que conversou conosco e analisou durante alguns minutos o local onde seria construído o mezanino. No mesmo dia nos enviou o orçamento e no outro dia, quando pedimos para que viesse novamente na empresa, se dispôs e veio para que pudéssemos tirar dúvidas.
Para fechar o negócio, tínhamos dois orçamentos: o da segunda empresa e o da terceira. O valor da terceira era duas vezes o valor da segunda. Com qual você acha que fechamos?
Se você pensou com a mais cara, está certo! Isso porque simplesmente não conseguimos confiar na empresa que começou errado já na hora de fazer o orçamento. Eles não tinham um modelo e acabaram perdendo uma venda!
Deu para entender a importância de um modelo de orçamento?
Então, visto que um modelo de orçamento é importante, vamos ao que interessa: o que fazer para ter um modelo de orçamento que não atrapalha minhas vendas?
Primeiramente, pense na jornada de compra que seu cliente precisa fazer para comprar seu serviço.
Por exemplo, se você constrói mezaninos, os passos talvez seriam:
Este seria um cenário perfeito para a venda de um mezanino, de forma simples, objetiva e organizada.
E é necessário pensar minunciosamente na forma como a sua empresa se apresenta aos seus clientes em todas as etapas do negócio. Desde o orçamento até o pós venda!
Isso porque uma boa prática e uma apresentação adequada passam segurança ao cliente que se sentirá a vontade na hora de comprar seu serviço. Ainda mais quando este serviço pode ocasionar em graves problemas. (Exemplo: queda de mezanino o.o)
Deixamos aqui uma planilha para que você possa criar seu modelo de orçamento facilmente, poupando tempo e gastos desnecessários.
Neste modelo, você pode fazer uma lista dos clientes, gerar orçamentos automaticamente para cada um, apenas selecionando os nomes dos mesmos, de forma rápida, eliminando retrabalhos.
Esperamos que com este caso e dicas que disponibilizamos, a jornada de venda do seu serviço possa ser pensada para você não perder mais vendas. Faça bom uso do modelo também!