Fazer a gestão de projetos, sejam eles grandes ou pequenos, sempre esta ligado a prazos, muitas pessoas, quebras de prazos, mudança de pessoas, frustrações, retrabalhos e tempos perdidos.
Manter a cabeça centrada, sem perder o foco dos projetos, é uma tarefa difícil e precisa de atenção redobrada na hora de organizar e distribuir tarefas.
Então, antes de iniciar seu projeto, o interessante é sempre organizar minuciosamente cada etapa e prever todos os fatos que podem vir a acontecer. Somente depois disto, iniciar os trabalhos acerca da “implantação e desenvolvimento” do projeto.
Para lhe auxiliar na organização dos seus projetos, segue abaixo algumas dicas e também uma planilha com a linha do tempo de projetos para você gerenciar as tarefas e atribuições da equipe:
Para uma boa gestão de projetos, faça uma lista de tarefas
Um projeto é sempre composto por tarefas, certo? Então é interessante que inicialmente se divida o produto em partes a serem desenvolvidas.
Isso é interessante, pois fazendo isso você acaba também dividindo as metas do seu projeto, e isso torna mais perceptível e tangível o que quer ser alcançado.
Então, uma das partes essenciais para a gestão de projetos é subdividir o objetivo final em pequenas tarefas.
Exemplificando:
Se quero viajar para Europa em janeiro, e apenas colocar este como objetivo final, as chances de eu não ir são bastante grandes.
Agora, se eu firmar o objetivo de que quero fazer meu passaporte até o final de junho, comprar minha passagem no início de julho e estabelecer a meta de guardar um valor X mensal para gastos que terei na viagem, com toda certeza terei mais chances de ir ao meu destino no início de 2017.
Estabeleça prazos de entrega
Bom, nesta etapa você deve estabelecer prazos de entrega para as tarefas que foram criadas na etapa anterior, não esquecendo do prazo final do projeto.
Então, para cada tarefa, delegue um prazo para desenvolvimento. Faça isso com toda sua equipe, para que fique acordado o tempo certo para desenvolvimento de cada tarefa.
Distribua as tarefas entre seu time
Nesta etapa, distribua as tarefas do seu projeto entre a equipe. Neste momento é importante pensar em habilidades específicas de cada envolvido.
Também é importante tentar equilibrar ao máximo a distribuição das funções para que ninguém fique sobrecarregado.
Se uma de suas tarefas deve ser feita por mais de uma pessoa, você pode também subdividir em duas tarefas, para que cada uma tenha um responsável.
Para facilitar sua gestão de projetos, disponibilizamos uma planilha de Linha do Tempo de Projetos:
Esperamos que estas dicas, junto com a planilha, possam lhe auxiliar na gestão dos seus próximos projetos. Se surgirem dúvidas, conte conosco! Estamos a disposição.