Podem parecer só pedacinhos de papel, mas as notas fiscais são fundamentais para comprovar as receitas de uma empresa e para o trabalho da contabilidade. Por isso, ao mesmo tempo que mantê-las devidamente organizadas é essencial, pode ser uma tarefa um tanto quanto desafiadora. No artigo de hoje vamos explorar esse assunto e responder muitas das dúvidas que surgem na hora de fazer a gestão de suas notas fiscais. Vamos lá?
A nota fiscal eletrônica (NF-e) é um documento digital que tem como objetivo registrar a operação de circulação de mercadorias ou a prestação de serviços ocorrida entre as partes, podendo substituir a nota fiscal de papel e ainda ser aceito pela receita federal.
Já o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é uma versão simplificada da NF-e que contém algumas informações importantes que não estão incluídas por lá, como a chave de acesso e informações sobre o remetente e o destinatário do produto. O DANFE é de grande ajuda à contabilidade na escrituração da operação, mas não tem validade jurídica, portanto, não serve para a receita federal.
É de grande importância armazenar devidamente as notas fiscais, pois, além de ajudar o setor de contabilidade a gerar dados que orientem nas tomadas de decisão, esse cuidado evita muitos problemas em caso da necessidade de uma auditoria. Uma empresa que não faz a devida gestão de suas notas fiscais, não podendo apresentar esses documentos em caso de fiscalização, pode, no melhor dos casos, ser multada.
Documentos e comprovantes devem ser armazenados durante algum tempo para evitar qualquer complicação em caso de auditorias. Os prazos podem variar de acordo com o documento, mas, em geral, as notas fiscais têm validade de 5 anos, contados a partir do primeiro dia do exercício seguinte. Caso surja alguma dúvida quanto ao prazo durante o qual um documento — qualquer que seja — precisa ficar arquivado, o melhor procedimento é mantê-lo guardado.
Notas fiscais impressas e eletrônicas exigem cuidados um pouco diferentes. Para fazer uma boa gestão das notas fiscais impressas da sua empresa, fique de olho nessas dicas:
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Para a gestão de notas fiscais eletrônicas, recomenda-se um cuidado especial. Assim, apenas fazer backup no seu computador pode não ser o suficiente, pois, se a máquina tiver algum problema, todas as notas serão perdidas. Nesse caso, o mais recomendado é que seja utilizado algum software especializado, como o Sige Lite. Além de garantir a segurança dos dados, ele ajuda na gestão das notas fiscais e simplifica seu controle fiscal.
Ele permite que você emita sua NF-e facilmente a partir de suas vendas. Desta forma, o cálculo dos impostos é realizado automaticamente e todos os dados são enviados para a Secretária da Fazenda. Depois, basta baixar o XML ou imprimir o DANFE. Simples, prático e gratuito!
Conhece mais alguma dica infalível para agilizar esse processo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário!