O mercado e-commerce simplesmente revolucionou a forma como as empresas e os consumidores fazem negócios. Hoje em dia, clientes de praticamente qualquer canto do mundo só precisam dar alguns poucos cliques para buscar mercadorias e serviços em uma loja virtual, envolver-se com a marca e finalizar uma compra. Parece o cenário ideal, não é verdade?
No entanto, sem o uso de uma solução de ERP integrada, o tiro pode acabar saindo pela culatra, com os pedidos colocando uma enorme pressão sobre sua loja virtual e atravancando os processos em vez de alavancar resultados. Afinal de contas, o tempo e o esforço de se fazer muitas tarefas manualmente, além de controlar ordens de serviço, remessas e o status dos pedidos podem deixar o negócio absolutamente insustentável.
Mas o que exatamente um ERP na nuvem pode fazer de bom por seu negócio on-line? Pronto para descobrir? Então acompanhe:
Em vez de contar com dezenas de sistemas distintos para organizar suas operações rotineiras, com uma solução ERP na nuvem o gestor será capaz de centralizar processos diferentes, desde as vendas, passando pela gestão de estoque até chegar à emissão de notas fiscais.
Com essa ferramenta a empresa ainda poderá melhorar a sincronização dos pedidos de clientes assim como a gestão de seu inventário, de tal forma que, quando o pedido for feito, a contabilidade do estoque se atualizará automaticamente.
Acredite: essa integração bidirecional mantém os dados de todas as áreas do negócio afinadíssimas.
Se um pedido for efetuado em sua loja virtual, a encomenda será automaticamente transposta para o sistema ERP em tempo real, garantindo a eliminação de entradas duplicadas — o que muitas vezes acontece no trabalho manual. Mais uma prova de que o ERP é rápido e consistente.
Integrar sua loja virtual com uma solução ERP garante que as encomendas se moverão muito mais facilmente da sua loja virtual para seu armazém. Assim você elimina tanto o tempo como os encargos administrativos relativos à transferência manual desses dados, tendo dessa forma uma grande diminuição dos custos operacionais.
Quando os funcionários digitam manualmente ordens de pedidos, conteúdos de e-mails para os clientes, entre outras demandas escritas do negócio, muitas vezes não têm a devida atenção, resultando em problemas dos mais variados tipos — o endereço da entrega vai errado, a quantidade e o modelo dos produtos são separados incorretamente, o valor do item é digitado equivocadamente e assim por diante.
Ao eliminar as entradas manuais desses dados com a adoção de um ERP, as falhas podem se aproximar do zero! Com isso, independentemente de processar uma ou mil encomendas, o processo será o mesmo!
Com seu e-commerce integrado ao ERP, as novas encomendas on-line fluirão sem entraves e em tempo real, com as ordens de retirada das mercadorias do estoque e envio aos destinatários já saindo prontinhas do sistema. Assim não há a necessidade de esperar até que novas encomendas sejam emitidas ou impressas para que, em seguida, sejam reinseridas manualmente no sistema para separação e controle interno.
Lembre-se de que esse processo pode atrasar bastante o tempo de envio dos produtos, o que gera insatisfação e a perda de uma ótima chance de impressionar a clientela.
Quando os compradores têm acesso a um status de pedido atualizado a todo instante, passam a automaticamente ficar mais seguros e confiantes no serviço da empresa com a qual fizeram negócio.
Um ERP traz, por exemplo, indicações de produtos ainda em estoque e até informações de rastreamento para o pedido feito. Com isso, seu setor de vendas e o time de atendimento terão ferramentas e dados suficientes para fornecer uma experiência fantástica aos clientes.
E clientes satisfeitos não só compram de novo com a empresa como a recomendam a seus contatos. Um negócio e tanto, não concorda?
Enriqueça este artigo comentando aqui suas impressões sobre a otimização de sua loja virtual a partir de um ERP.