Gestão de RH

Dicas eficientes para diminuir a rotatividade de funcionários

A rotatividade de funcionários sempre foi um tema muito discutido entre empreendedores e gestores. Mas para entender esta preocupação, vamos primeiro entender o que é a rotatividade. Também conhecida por turnover, a rotatividade dentro de uma empresa significa a relação existente entre o numero de demissões e a quantidades de admissões de um período. Portanto, existe uma alta taxa de rotatividade quando as demissões ocorrem com muita freqüência.

Uma alta rotatividade demonstra um problema comum de muitas empresas, que é a dificuldade em reter talentos, pois estes colaboradores buscam novas oportunidades no mercado de trabalho. Mas como evitar que a rotatividade ocorra e crie uma imagem ruim da empresa? Acompanhe as dicas abaixo.

Entenda o porquê da rotatividade

Sabemos que as empresas têm diversos motivos para demitir seus funcionários, que podem envolver adequações as políticas da empresa, até cortes de despesas. Mas quando muitos funcionários começam a pedir demissão, é necessário descobrir os motivos que estão gerando estes desligamentos. Para isso, busque realizar uma entrevista com o ex-funcionário, faça questionamentos e entenda porque ele tomou esta decisão.

Propicie um bom ambiente de trabalho

As pessoas podem trabalhar melhor quando estão em um bom ambiente de trabalho. Este é um fator fundamental para aumentar a produtividade da equipe e manter um ambiente tranqüilo e cordial entre os colaboradores. Para propiciar este ambiente de trabalho ideal, pense em diversos fatores, como a cor das paredes, a iluminação, a limpeza, os equipamentos disponibilizados para a utilização durante o expediente (computadores, cadeiras confortáveis, móveis, etc) e a organização de modo geral.

Trabalhe com salários próximos ao restante do mercado

Busque saber qual a média de salários pagos pelo mercado e compare com o salário que você esta pagando aos seus colaboradores. Esta comparação é essencial para entender sua rotatividade. Se esta comparação resultar em valores semelhantes, sua chance de reter os talentos da sua empresa é maior, pois este é um índice muito analisado para manter a satisfação do empregado.

Mantenha a equipe motivada

Estimular os funcionários através de iniciativas simples fará com que eles se sintam mais valorizados e permaneçam na empresa por mais tempo. Você pode desenvolver atividades internas que motivem os funcionários, como palestras, atividades de entrosamento entre a equipe, dinâmicas de grupos, entre outras ações. Ou então, pode utilizar motivações financeiras, como um bom plano de carreira e benefícios além do salário, como plano de saúde, seguro de vida, participação nos resultados, comissões sobre vendas e prêmios sobre o desempenho.

Invista em treinamentos e reciclagens

Oferecer treinamentos, cursos e palestras são uma forma de motivar seu funcionário, fazendo que ele se sinta mais valorizado e autoconfiante com seu desempenho. Portanto, busque compartilhar conhecimento com seus colaboradores através destes aperfeiçoamentos. Adquirindo novos conhecimentos, o funcionário poderá melhorar seu desempenho e da equipe, colaborando também com sugestões e dicas para a cultura corporativa da empresa.

Fique atento ao comportamento dos colaboradores

Prestar atenção ao seu funcionário é uma forma de identificar sua insatisfação e mudar este cenário para que este talento não se perca. Verifique se o funcionário esta realizando muitas horas extras ou realiza tarefas em casa (pois não tem tempo hábil durante o horário de expediente para cumprir todas as suas obrigações), se chega atrasado ou sai no mesmo minuto em que o relógio marca o final do expediente, se ele está apresentando muitas faltas ou está procurando motivos para não interagir com o restante da equipe. Estas são algumas ações que podem indicar que o funcionário esta pensando em pedir demissão.

É normal que a empresa tenha algumas demissões, mas quando esta taxa atinge um grande nível, é necessário repensar como a gestão de pessoas esta sendo realizada.

Sua empresa tem tido problemas com altas taxas de rotatividade? O que você tem feito para mudar esse cenário? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!

Share