No universo do empreendedorismo, pesquisas vem comprovando que apenas um terço dos novos negócios sobrevive 10 anos ou mais. Quer fazer a sua empresa ser parte da exceção? Confira 8 dicas valiosas para empreender – e sobreviver!
A estrada para o sucesso é difícil, mas ela pode ser muito mais fácil, prazerosa e bem-sucedida quando você é apaixonado pelo propósito da sua empresa. Então se você está pensando em empreender, é preciso gostar do que se faz pois isso ajuda a manter positividade e confiança nas horas mais difíceis.
Escolher os funcionários certos é mais do que contratar pessoas experientes: é preciso que elas queiram empreender com você e fazer parte do tipo de organização que você visualiza. Mostre à sua equipe porque o negócio pode transformar a vida das pessoas, quais marcas você quer deixar no seu nicho e como pretende impactar a sociedade. Se a própria equipe não estiver engajada, ela não trabalhará para “conquistar” clientes e, sim, para “convencê-los”.
Lembra-se do ditado “A necessidade é a mãe da invenção”? Problemas “sem solução” costumam significar que você e a sua equipe estão pensando “dentro da caixa” ao invés de empreender em novos desafios. Às vezes, dar uma espiada fora da empresa, em negócios que nem mesmo sejam do seu nicho, ajuda a ampliar o leque de soluções na sua jornada empreendedora.
Confira também o artigo “Como inovar e empreender dentro de uma empresa familiar” clicando aqui.
A “experiência do cliente” é a soma de diversos momentos da relação dele com a sua marca. Para um e-commerce, por exemplo, não basta ter um site com um design maravilhoso, mas pouco intuitivo. Na loja, a vendedora super atenciosa pode ser esquecida em segundos se o tratamento no caixa de pagamento for robótico. Faça – e refaça – o caminho de compra do cliente (desde o primeiro contato com a sua marca até a entrega final) e veja se há detalhes que podem ser melhorados.
Erros são inevitáveis na jornada de empreender. A chave para lidar com essa triste realidade é errar rápido – e aprender logo! Para isso, é necessário testar, colocar as ideias em prática e usar metodologias para analisar, avaliar e corrigir. Esse ciclo, aliás, deve ser praticado periodicamente durante toda a vida da empresa. Vale lembrar que os negócios se tornam obsoletos quando os empresários ficam tão autocentrados que se esquecem de ir até à porta para ver o que está acontecendo no mundo lá fora!
Ninguém pode saber e fazer tudo. Portanto, é muito importante confiar nos outros e estar cercado de pessoas com habilidades você não possua, e que tenham o mesmo desejo de empreender. E deixe o medo de ser superado para trás! Pessoas inteligentes sabem que precisam de outras pessoas inteligentes. Elas não só serão complementos essenciais para o sucesso do seu negócio, como podem lhe poupar de atividades que não lhe dão tanto prazer.
Quando você teve a ideia para o seu negócio, um de seus objetivos era transformar a vida das pessoas, certo? Para isso, você se dedicou, estudou, buscou os melhores funcionários, ótimos investimentos e parceiros e escolheu a dedo seus fornecedores. Tudo isso para oferecer ao mercado um produto ou serviço de qualidade.
Portanto, quando o caixa estiver enxuto, as dificuldades aparecerem e mudanças tiverem que ser feitas, a qualidade sempre deve ser preservada. É ela quem garantirá que os clientes continuem sendo clientes e que o dinheiro continue entrando. Economizar uns trocados com um fornecedor “mais ou menos” ou com um novo parceiro que não cumpre com o prometido pode levar a grandes prejuízos futuros.
Grande parte das atividades administrativas e, dependendo do seu negócio, muitas das operacionais podem ser realizadas por bons softwares. Por isso, um software de gestão será essencial desde a abertura do seu negócio. Com ele você terá as melhores ferramentas de gestão criadas, para manter todos os setores da sua empresa sob controle. Tudo isso sem instalação nem gastos com implantação ou suporte. Com uma pequena mensalidade você poderá acessar seus dados de qualquer lugar, a qualquer momento.
Esperamos que estas dicas sejam úteis na criação do seu negócio. Depois de colocá-las em prática, volte aqui e compartilhe suas experiências conosco!