Depois de realizar suas vendas, é essencial realizar as entregas dos itens para os clientes no tempo previsto. Este tipo de controle é essencial para evitar a insatisfação do seu cliente e por ventura, um cancelamento da venda.
Por isso, criamos este artigo para lhe ajudar na organização de suas entregas. Você vai conferir algumas dicas simples, para você colocar em prática hoje mesmo e melhorar este importante processo dentro da gestão da empresa.
Para garantir um bom funcionamento de todos os setores da empresa, é essencial que todos os seus produtos estejam cadastrados. Isso inclui todas as informações de seus itens, como características, peso, medida, entre outros.
Um dado muito importante, que não pode ser esquecido, é a codificação destes itens. Os códigos são uma forma simples e eficiente de controlar os diversos itens que existem no seu estoque, seja este código criado por item ou por embalagem. Leia mais aqui.
Além disso, é necessário identificar quais são os produtos mais importantes na empresa, ou seja, os mais vendidos. Para isso, você pode utilizar a Curva ABC de estoque, que irá lhe mostrar quais os produtos mais relevantes do seu estoque.
Controlar seu estoque é essencial para conhecer a quantidade de cada produto disponível na empresa. Assim, você conhece a rotatividade de cada um, e sabe quando precisa realizar novas compras, evitando que faltem itens.
Esta dica vale tanto para compras quanto para vendas: confirme a transação comercial e então faça um agendamento da entrega dos itens. Este agendamento deve considerar o prazo de entrega prometido ao cliente, à disponibilidade do produto no estoque e as rotas utilizadas pela empresa.
Criando estes agendamentos, você pode organizar estas entregas para evitar transtornos. Você pode organizar a utilização de empilhadeiras e outros recursos para movimentação dos itens, organiza a equipe para realizar o carregamento e garante que o cliente receberá o produto quando lhe for mais conveniente.
Depois de confirmar o pedido de venda, é momento de separar os produtos no estoque e prepará-los para a entrega. Para iniciar, agrupe os produtos semelhantes ou divida os pedidos entre a equipe, facilitando o deslocamento de todos no seu depósito.
Além disso, tenha uma equipe preparada para embalar os itens separados. Este é o momento de conferir se as mercadorias estão realmente corretas, sem trocas nem quantidades incorretas. O que estiver correto deve ser devidamente embalado para evitar estragos no transporte, e devidamente identificados com os dados do item e do pedido.
Para realizar o maior número de entregas no menor tempo, defina rotas de entrega onde cada um de seus veículos irá passar. Então depois de separar e embalar o pedido de um cliente, ele deve ser associado ao veículo cuja rota está no endereço de entrega do cliente.
Esta associação deve ser realizada para facilitar o embarque dos itens e também o acompanhamento do transporte até a entrega. Realizar esta definição permite que escolha rotas que sejam rápidas e econômicas, dentro das necessidades da empresa e de seus clientes.
Veja mais dicas em nosso artigo “Rotas de entrega: como planejar melhor a logística da empresa” clicando aqui.
Respeitando sua rota de entrega, você deve carregar os itens devidamente embalados no veículo, respeitando sua rota de entrega. Ou seja, os clientes que receberem os produtos no final do dia devem ser carregados primeiro, respeitando a seqüência de entregas no momento de acomodar os itens dentro do veículo.
Este tipo de cuidado facilita a localização de cada volume pelo motorista e seu ajudante, evitando descarregar toda a carga para localizar os itens desejados. Esta também é uma forma de evitar avarias causadas pelo manejo desnecessário e demora no tempo de entrega.
O romaneio de entrega é um documento que contém todas as informações sobre a entrega: seqüência, dados do pedido de venda e do cliente, produtos e suas quantidades, entre outros dados. Elaborar este documento facilita o trabalho do motorista no processo de transporte e entrega.
Até chegar o momento de entrega, diversos contratempos podem acontecer. Problemas no estoque, embalagem do item e até mesmo na definição da rota diária. Quando este tipo de situação ocorre, o cliente sempre deve ser notificado.
O mesmo vale para o transporte dos itens e as informações repassadas ao cliente. Notifique quando o produto sair da empresa e qual a previsão para entrega dos itens. E se neste meio tempo ocorrer qualquer problema, notifique o cliente. Assim, você o manterá satisfeito e sua empresa ganhará credibilidade.
Controlar as entregas efetuadas pela empresa é essencial para suprir as expectativas do cliente. Por isso, siga as dicas deste artigo e mantenha todos os processos da empresa sob controle, e você verá todos os resultados da empresa melhorarem.
Agora compartilhe suas experiências sobre a entrega dos itens para seus clientes nos comentários abaixo. Aguardamos sua colaboração!