Gestão de Vendas e Serviços

Dicas matadoras para fidelizar seus clientes e aumentar as vendas

A tarefa de fidelizar seus clientes está diretamente atrelada à construção de um relacionamento satisfatório e duradouro, que seja benéfico tanto para a empresa quanto para os próprios consumidores.

Não importa se esse relacionamento é pessoal, on ou off-line, o que realmente interessa é que o cliente se sinta bem em comprar do seu negócio e esteja disposto a fazer isso muitas e muitas vezes. Mas como conseguir essa façanha? Pois é o que você vai aprender agora mesmo. Então acompanhe:

Valorize quem também o valoriza

Sabe aquele cliente que compra todos os meses com você? Que tal reconhecer essa iniciativa enviando um brinde, um e-mail de agradecimento ou prestando uma singela homenagem no seu site?

Quando você valoriza os clientes que estão sempre ao seu lado, eles se sentem devidamente reconhecidos e passam a ser verdadeiros embaixadores da sua marca, divulgando-a voluntariamente, sem custo algum para a empresa. E o melhor: com todo o peso que o boca a boca tem para potencializar os negócios!

Fale com a devida propriedade

Criar conteúdo de qualidade é uma das maneiras mais fáceis de fidelizar seus clientes, pois você gera interesse sem precisar ficar empurrando nenhum produto. Nesse caso, é o cliente quem procura a empresa e não o contrário.

Sendo assim, mantenha um blog ativo na internet e convide seus consumidores a acompanharem o que você tem a dizer. Crie posts que solucionem dúvidas, que tragam novidades e que entretenham seus clientes. Quanto mais eles gostarem do que você diz, mais rápido lembrarão da sua empresa no momento da compra!

Estimule a interação social

Em tempos de redes sociais, é simplesmente impossível fidelizar seus clientes sem também estar presente nas plataformas mais importantes — lembrando que as redes sociais realmente importantes são aquelas em que seu público está!

Assim, interaja com as pessoas em sua fanpage, crie concursos e sorteios, pergunte, peça feedback, responda a comentários, seja humano! Quanto mais próxima sua marca estiver das pessoas que a constroem, mais clientes fiéis você terá.

Crie programas para fidelizar seus clientes

Nada melhor do que um programa de fidelização para estimular as pessoas a fazerem parte de uma comunidade única. Por isso, ofereça cartões exclusivos, bônus por compras, acúmulo de pontos para troca por outros produtos e demais benefícios únicos. Afinal de contas, a maior certeza que se tem é que clientes satisfeitos são sempre mais fiéis!

Aposte no crescente mercado mobile

O mercado voltado para os dispositivos mobile cresceu rapidamente e, hoje, há até quem utilize mais de um smartphone ao mesmo tempo, o que abre um imenso caminho para que você aproveite a tecnologia a seu favor e passe a se relacionar com seus clientes por mensagens SMS e aplicativos próprios.

Com você ao lado a todo instante — oferecendo, claro, produtos e serviços de qualidade —, certamente seu cliente sequer terá olhos ou ouvidos para a concorrência. Garanta seu espaço!

Lembre-se de manter o contato sempre

De nada adianta fidelizar seus clientes e depois abandoná-los, não concorda? Por isso, esteja sempre presente na vida de seus consumidores e procure participar ativamente, enviando newsletters, e-mail marketing, compartilhando conteúdo relevante nas redes sociais e abrindo outros canais de comunicação com o seu público. Afinal, quem não é visto não é lembrado, certo?

Mantenha um histórico de relacionamento

Se você deseja fidelizar seus clientes, é preciso conhecer em detalhes a história desse relacionamento, recordando tanto os bons como os maus momentos para entender como vocês chegaram aonde agora se encontram. É possível fazê-lo por meio de um sistema de Customer Relationship Management (CRM). Nele se concentram todas as informações de seus clientes com qualidade e segurança, podendo resgatar dados a qualquer momento.

Ao ter conhecimento sobre todas as interações que já foram realizadas, os produtos já adquiridos, os eventualmente devolvidos, criticados e elogiados fica muito mais fácil saber quais são as preferências desse cliente e o quanto ele se interessa por seu negócio.

Saiba mais no nosso artigo “Qual a importância de um CRM para a minha empresa?clicando aqui.

Não deixe de comentar aqui o que você tem feito para fidelizar seus cliente. Compartilhe suas experiências conosco!

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View Comments

  • Muito legal tiago! Acrescento ainda a necessidade de segmentar os clientes e a elaborar estratégias para cada um destes.

    • Com certeza, seria uma estratégia ainda mais segmentada e com maior eficiência. Um pouco mais trabalhosa, mas com um resultado superior.

      agradeço o comentário.