Para muitas pessoas, inovação é criar algo inédito e que renderá bons frutos. Mas na verdade é algo bem mais simples. A inovação é criar estratégias que melhorem a sua empresa e que tragam bons resultados quando colocadas em prática.
Qualquer pessoa pode inovar e melhorar sua empresa, indiferente de seu ramo de atividade ou instrução. Basta ter força de vontade e buscar novas formas para corrigir pequenos e velhos problemas.
Algumas vezes, quando a empresa já possui processos bem definidos e engessados, inovar pode parecer fora de cogitação. Mas não desista! Para trazer inovação aos processos da organização, você pode propor pequenas novas ações, para implantação lenta e gradual. Somando cada um desses pequenos esforços, os benefícios podem percebidos em pouco tempo.
Para que você possa trazer a inovação para dentro dos processos da empresa, preparamos algumas dicas. Confira:
Raramente você terá um a ideia inovadora se ficar sentado à sua mesa, em um canto do escritório.
Para verificar pontos de melhorias nos processos, circule pela empresa, tome um café, converse com colegas e visite seus clientes. Mantenha os olhos e ouvidos abertos, tanto para sugestões quanto para reclamações. Ambas são ótimas fontes de idéias!
Quando o cliente, ou ate mesmo o funcionário, tiver uma reclamação, ouça o que eles têm a dizer. Esta pode ser uma grande fonte de inovação, pois você pode ter excelentes idéias observando a realidade do negócio a partir da visão de outra pessoa.
Para direcionar sua inovação a uma determinada área ou processo da empresa, você pode criar uma pequena lista de perguntas estratégicas para direcionar suas ações.
Algumas perguntas podem levar a um aumento das receitas, como por exemplo, “Como vender produtos novos para velhos clientes?” ou então “ Como podemos vender nossos produtos atuais para clientes diferentes?”.
Ou se preferir, você pode basear suas perguntas em uma diminuição de custos. Por exemplo: “Quais atividades podemos automatizar para ganhar tempo?” ou “O que podemos fazer para trabalhar com estoques menores sem perder vendas?”.
Estes dois tipos de perguntas são essenciais para analisar seus processos e criar ações inovadoras, que tragam resultados positivos para a empresa.
Na maioria dos casos, são necessárias várias perguntas em sequência para chegar ao ponto determinante de um problema. Cada pergunta deve ser mais pontual que a anterior, pois é determinante para chegar à solução esperada. E não esqueça de acompanhar as ações para medir seus resultados.
Não são raros os casos em que as melhores soluções parecem obvias depois de encontradas. Porém isso também é inovação: analisar o cenário e encontrar uma maneira de torná-lo melhor. E claro, colocar todas as idéias em prática!
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