Saber qual o gasto envolvido no salário de um funcionário, principalmente no início da empresa, é uma informação que pode não ser verificada facilmente para quem não esta familiarizado com o controle do departamento pessoal ou financeiro. Para auxiliar na correta visualização destas informações, desenvolvemos uma planilha em Excel específica para calcular os custos com funcionários e o que representa para a empresa.
Os custos com funcionários representam uma grande parte dos valores desembolsados pelas empresas. E estes custos não envolvem apenas o salário que o colaborador receberá, mas também diversos tributos, como 13º salário, férias, Fundo de Garantia, INSS, entre outros.
Saber o valor gasto para empregar seus funcionários tem o intuito de facilitar principalmente a estimativa do valor gasto pela empresa, ou seja, manter uma correta projeção sobre o orçamento da empresa.
Além disso, estes valores são essenciais para verificar se uma nova contratação será viável dentro do orçamento da empresa. Além de contratações, considerar demissões e todas suas indenizações também é possível mantendo um controle sobre os custos com seus funcionários.
Esta planilha foi desenvolvida para facilitar o trabalho do gestor, e é exclusiva para empresas do Simples Nacional. Além de simples e intuitiva, nossa planilha também fornece um manual na aba Guia, que facilita o entendimento e preenchimento das informações.
Outra dica importante é salvar sua planilha em um local seguro e que pode ser acessado facilmente. Indicamos utilizar o Google Drive, que permite o armazenamento dos documentos em nuvem, e desta forma é possível acessar os dados de qualquer lugar gratuitamente.