A taxa SELIC influencia diretamente a vida das pessoas, visto que a sua variação pode afetar o controle da inflação, que está ligado diretamente com a atividade econômica. Esta taxa é conhecida como a taxa básica de juros da economia, pois é a taxa que o governo paga ao pegar dinheiro emprestado.
A taxa média registrada nas operações feitas diariamente no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia equivale à taxa Selic. Essas operações são empréstimos de curto prazo para instituições financeiras que possuem títulos públicos federais dados como garantia.
A taxa Selic é definida através de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), que é responsável pela taxa de juros básica e pela quantidade de dinheiro existente na economia brasileira. Estas reuniões são realizadas a cada 45 dias e na primeira reunião os membros analisam a economia com base nos indicadores recentes. É levado em consideração os seguintes indicadores:
Por fim, após o fim das reuniões, a taxa Selic é divulgada através dos meios de comunicação.
Por lei, todas as empresas são obrigadas a depositar uma parte dos valores recebidos no dia em uma conta no Banco Central. Esse processo serve para controlar a quantidade de dinheiro em circulação e evita o aumento da inflação.
Porém, nem sempre uma empresa terá a quantia correta para o depósito no Banco Central no final do dia, assim, sendo obrigada a realizar empréstimos em outros bancos para cumprir a lei.
Esses empréstimos são de prazo de menos de 24 horas e como garantia as empresas oferecem os títulos públicos adquiridos do Banco Central. Agora, você precisará entender as diferenças entre Selic Over e Selic Meta.
É a taxa de juros cobrada de uma empresa que realiza um empréstimo e usa como garantia os títulos públicos adquiridos no Banco Central.
É a taxa básica da economia brasileira (sobre a qual é falada neste artigo). Ela serve para parametrizar todas as outras taxas praticadas no mercado.
A taxa Selic foi criada em 1979, durante um período de hiperinflação na economia brasileira. Desde o início teve como objetivo auxiliar no controle da inflação, ou seja, qualquer mudança realizada na taxa, poderá gerar uma queda ou alta da inflação.
Assim, pode se dizer que ao realizar a queda da taxa, o Banco Central possui a intenção de estimular a economia e quando ela é aumentada, o Banco Central possui a intenção de desacelerar a economia.
A queda e aumento da taxa Selic também influencia o seu dinheiro e investimentos.
E então, gostou dessas dicas? Entendeu os impactos dessa alíquota na rotina de tantas empresas?
Se você quiser saber muito mais sobre conteúdos de gestão, vendas e empreendedorismo, siga acompanhando o nosso blog.