19 de outubro de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Sempre à frente das tendências de mercado, o Google lançou um canal especializado para compartilhar conteúdos e medir ações para a data mais esperada do comércio físico ou virtual: a Black Friday.

Aqui no blog, nós já compartilhamos diversos conteúdos sobre essa data tão importante, desde dicas de vendas, criação de lojas virtuais, até os erros mais comuns de empreendedores.

Mas o artigo de hoje é diferente! Nele, vamos apresentar dados quentíssimos sobre as tendências que vão dar o que falar na Black Friday 2019. 

Mas espera aí, como é que a gente já tem essas novidades mais de um mês antes da promoção mais esperada do ano?

Então, lembra que eu falei do canal criado pelo Google? Pois é, em parceria com a agência Provokers, o Google realizou um mapeamento que revela informações fundamentais para as vendas na Black Friday 2019.

SPOILER: os dados apontam para um movimento crescente das vendas multicanal. E confirmam o avanço de dois fatores importantes: o atendimento ao cliente e o uso de dispositivos móveis.

E aí, ficou curioso? Quer descobrir o que vai bombar no próximo mês? Não saia daí e confira os resultados dessa pesquisa!

Loja Física ou Virtual na Black Friday? As duas!

De acordo com os dados demonstrados na pesquisa, este ano o número de vendas em lojas físicas e virtuais ficará muito próximo. Isso se deve, especialmente às compras multicanal. Nesse sentido, estima-se que este formato de compra ira presentar, pelo menos, 25% do total previsto para a Black Friday 2019. Em comparação com 2018, estamos falando em triplicar os resultados obtidos.

O que são compras Multicanais?

Não sabe o que é compra multicanal? Eu explico!

Por exemplo, um caso super comum é quando você quer comprar um produto, vamos imaginar aqui um Notebook. Aí então você realiza uma pesquisa online em diversas lojas. Busca preço, características do processador, marca etc. Com a decisão tomada você não realiza a compra na loja virtual. Ao contrário, vai até a loja e finaliza a compra.

A esse processo que envolve diferentes canais que levam até a venda, chamamos de Multicanal.

Os dados apresentados no estudo mostram que 74% dos consumidores já chegam na loja física com noções bem claras do que estão buscando. Assim, a venda presencial é só a cereja do bolo. Antes mesmo de o seu cliente chegar à loja, ele já terá percorrido um percurso importantíssimo do processo de vendas.

Quem é que não gosta de uma comodidade, não é mesmo? Uma tendência que chegou para ficar é a compra omnichannel. Ou seja, a compra online e retirada na loja física. Há empresas, inclusive, que já dão até descontos para quem escolhe esse formato de compra.

Corroborando essa onda omnichannel, o estudo demonstra que quase 40% dos brasileiros acredita ser fundamental contar com essa comodidade. Além disso, outro fator que influencia bastante a esta opção é a confiança. Nem sempre as compras online dão certo. Por isso, ter uma loja física em que você pode ir buscar o produto, experimentar, analisar e só então levar para casa, é um grande atrativo.

Facilitar a experiência do cliente é uma estratégia poderosa para vender muito mais.

Dispositivos Móveis

Que o Brasil está entre os países que mais utilizam aplicativos de vendas, isso não se pode negar.

Segundo as informações da pesquisa, 57% dos compradores brasileiros já realiza compras por aplicativo no celular ou tablet. E na semana da Black Friday, a tendência é aumentar em 7% esse número.

Mas atenção! Não basta ter um app de vendas, é preciso compreender que apenas 28% dos entrevistados usa que baixaram um app de loja, de fato realizaram compras.

Satisfação do cliente

Se acaso você não está atento aos seus clientes, sinto muito. Sua empresa está decretada ao fracasso! Uma marca, produtos ou serviços se mantêm através de gente. Mais especificamente, dos seus clientes ou potenciais clientes.

E a pesquisa sobre a Black Friday 2019 mostra que isso não vai mudar! A facilidade de acesso à informação tem tornado os consumidores cada vez mais exigentes. Dentre os milhares de entrevistados, 54% declara que a qualidade do atendimento e a confiança (16%) na empresa são fatores primordiais para a decisão de compra. Características que estão à frente até mesmo dos quesitos preço ou condição de pagamento (11%) e marca (13%).

Por fim, uma característica que arremata a experiência de compra é a temida questão da entrega. 14% dos usuários afirma optar por compras com frete grátis e com curto prazo de entrega.

E aí, tudo pronto pra arrasar na Black Friday? Não? Então aproveita essas dicas que ainda dá tempo de se organizar e VENDER MUITO no mês que vem!

Nós já estamos aqui ansiosos para comemorar o sucesso das suas vendas!
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