O período de Natal e festas de final de ano costuma ser muito lucrativo para comerciantes e empreendedores. Mas também pode ser utilizado para reforçar a imagem da empresa, aumentas suas vendas e fidelizar clientes para todas as épocas do ano. Neste artigo, preparamos algumas dicas para atrair mais consumidores para sua loja e aumentar o número de vendas neste final de ano.
Como em diversas outras situações, a palavra de ordem é planejamento. Antes de antecipar suas ações e não obter sucesso, realize uma pesquisa, seja analisando a concorrência, suas ações em anos anteriores ou o seu público-alvo, e procure descobrir qual produto ou ação tem maior potencial para aumentar suas vendas e engajamento dos clientes.
Mantenha sua equipe bem treinada e preparada, com todas as informações sobre os produtos e a imagem que a empresa quer transmitir. Lembre-se também de manter sua equipe motivada, podendo aproveitar ações internas de incentivos as vendas para tal.
Para quem vai aumentar a equipe no período do final do ano, faça isso com antecedência. Assim você terá tempo para treinar estes novos funcionários, adequá-los a política da empresa e fornecer todas as informações para que eles realizem um bom atendimento. Lembre-se que um bom atendimento ao cliente ainda é a melhor propaganda que a marca pode ter.
Após pesquisar os itens que poderão ter mais saída neste final de ano, realize as compras necessárias para manter seu estoque abastecido, mas mantenha-se dentro do seu planejamento. Como sua loja estará cheia e o atendimento não pode ser prejudicado, procure manter seu estoque organizado, seja por tipo de produto, características de consumo ou perfil de comprador. Enfim, um estoque organizado irá lhe ajudar a identificar com mais rapidez os produtos e melhorar o tempo de espera do cliente.
Com todas as questões anteriores alinhadas, você poderá iniciar o planejamento de ações natalinas. Mas mantenha o foco em sua área de atuação e em seu público-alvo. Procure não sair da área de conhecimento da sua equipe e da política de relacionamento que a empresa mantém. Manter-se fiel a sua imagem também irá aumentar a fidelização de seus clientes.
Ao desenvolver uma campanha natalina para sua marca, foque na inovação. Explore todas as oportunidades que o negócio oferece para vender mais e melhor. Você pode inserir o tema natalino na comunicação da marca e adicionar outros detalhes como sacolas e embalagens personalizadas ou brindes especiais, para reforçar sua comunicação. Além disso, crie materiais especiais para informar seu cliente sobre as promoções e vantagens de comprar na sua loja, utilizando para isso redes sociais, e-mail marketing, e outra forma de contato direto com o cliente.
Para que as compras de final de ano não afetem o bolso do consumidor, ele realizará pesquisas e planejará suas compras, buscando os melhores preços. Por isso, inicie sua divulgação com antecedência, lembrando ao consumidor que o Natal se aproxima e convidando-o para antecipar suas compras. Lembre-se que iniciar suas promoções já em novembro pode ser um incentivo para que os consumidores aproveitem seu 13º Salário para realizar suas compras.
Como a maioria das compras envolve presentes, a maioria dos consumidores não tem um item definido para comprar, estando assim aberto a diversas opções. Por isso, manter sua vitrine chamativa, contando com uma boa decoração natalina e uma fachada atrativa, instigará a curiosidade e atrairá o cliente para dentro da loja. O ideal é que ele sinta-se bem vindo e perceba a necessidade de adquirir seus produtos, pois então a venda acontecerá.
Como já dizia o velho ditado “os detalhes fazem a diferença” e isto pode ser muito bem aplicado as vendas natalinas. Iluminação, acesso, vitrine e até a sonorização são itens que podem fazer a diferença para encantar o consumidor e driblar a concorrência. Para quem trabalha com E-commerce, deixá-lo sempre atualizado, como as promoções em destaque, é essencial nesta reta final do ano.
Um dos pontos principais deste final de ano é decorar sua loja com o tema natalino. Veja algumas dicas que lhe auxiliarão a montar a decoração certa:
Aproveite estas dicas para transformar o Natal em um período de sucesso da sua empresa. E se tiver mais alguma dica, compartilhe conosco nos comentários!