Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Acompanhar a margem de contribuição de uma empresa permite que o empreendedor acompanhe os resultados do seu negócio com facilidade. Para isso, é necessário ter domínio sobre despesas e receitas de vendas, permitindo acompanhar dados seguros e confiáveis.

Por isso preparamos uma planilha Excel especialmente para lhe ajudar a calcular a margem de contribuição e a lucratividade do seu negócio. Você pode baixá-la gratuitamente clicando aqui. Além disso, neste artigo você também vai entender melhor o que é e como calcular a margem de contribuição.

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição é um calculo importante para saber qual é a lucratividade da empresa. Ele representa o valor que sobra das receitas destinadas ao pagamento dos custos fixos e repasse de lucros, depois de descontados os gastos diretos. Realizando o cálculo da margem de contribuição o gestor consegue saber o que cobre todos os custos da empresa e ainda permite que se tenha uma boa lucratividade.

Como calcular

O cálculo da margem de contribuição pode ser feito de duas maneiras: calculo unitário, considerando apenas um produto ou serviço; ou calculo sobre a produção total. Para realizar o calculo é muito simples: do total de receitas das vendas são diminuídos os custos e despesas variáveis.

O calculo pode ser feito em reais ou em porcentagem. A partir dele o gestor consegue saber se a empresa esta tendo uma boa lucratividade ou não, sendo que o lucro obtido calcula-se sobre a margem de contribuição menos os custos fixos.

Planilha para download

Para facilitar o cálculo da margem de contribuição e também da lucratividade, preparamos uma planilha Excel. De utilização simples e dinâmica, você apenas irá informar os valores das receitas e dos custos, e a margem de lucro e a lucratividade serão calculados automaticamente. Faça o download gratuito da planilha pelo link abaixo:

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Quando o gestor consegue calcular a margem de contribuição com facilidade, ele possui dados essenciais e seguros para tomar decisões que aumentem a lucratividade do negócio. Por isso, aproveite as dicas deste artigo para aumentar suas vendas e os lucros que elas representam na sua empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre como utilizar nossa planilha de margem de contribuição? Comente abaixo para que possamos lhe ajudar!

Show Full Content
Anterior Planejamento Financeiro: dicas para evitar surpresas nas contas
Próximo Demonstrativo de gastos, custos e despesas: planilha para download

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

FCI em Excel: modelo da ficha de importação para download

6 de julho de 2017
Fechar