Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A Ficha de Conteúdo de Importação é uma obrigação devida pelos contribuintes que realizam importações que serão utilizadas em processos de industrialização. Porém, a geração da FCI gera duvidas em muitos empreendedores.

Preparamos este artigo para esclarecer as dúvidas mais comuns quanto à emissão da FCI, esclarecendo as obrigatoriedades deste documento. Além disso, você poderá baixar nosso modelo de FCI em Excel, para simular a impressão da sua ficha.

O que é FCI?

A sigla FCI refere-se à Ficha de Conteúdo de Importação, um documento que controla a quantidade de matéria-prima importada em um determinado produto acabado. Considera-se o produto acabado que é comercializado, seja para distribuidor ou consumidor final, e a FCI deve ser emitida pelo industrializador.

A apresentação desta ficha foi instituída pela RSF nº 13 de 2012, e também é usado como base para a alíquota de ICMS de operações interestaduais.

O que é conteúdo de importação?

O Conteúdo de Importação é o percentual correspondente ao quociente entre o valor da parcela importada do exterior e o valor total da operação de saída interestadual da mercadoria a industrialização.

Informações que devem constar na FCI

Qualquer produto que tenha sido submetido a uma industrialização e possui uma parcela importada em sua composição, precisa de uma FCI. Por menor que seja a parcela da importação, o contribuinte responsável pela industrialização deve preencher a Ficha de Conteúdo de Importação com os seguintes dados:

  • Código do produto
  • Descrição do produto acabado
  • Código do NCM
  • GTIN (Global Trade Item Number = Padrão de códigos de itens comerciais)
  • Unidade de medida no padrão ISO
  • Valor da parcela importada
  • Valor da saída interestadual
  • Conteúdo de importação calculado

Quem e quando entregar

Todas as empresas que industrializam produtos com algum conteúdo importado são obrigadas a emitir a FCI, independente do tipo de industrialização. Esta ficha pode ser apresentada mensalmente ou antes da saída da mercadoria. Uma vez gerada, a FCI deve ser transmitida à administração tributária, que retornará as chaves da mesma.

 

Como calcular o conteúdo de importação

Para calcular a parcela importada de um determinado produto, é necessário verificar o valor FOB do insumo importado (produto + frete + seguro). A soma destes valores, dividida pela média do valor unitário de venda interestadual, será o conteúdo de importação.

Caso o produto ainda não tenha sido comercializado, é utilizado o valor estimado de venda (sem IPI) para o cálculo. A cada apontamento da produção é necessária uma conferencia do conteúdo de importação, e se houver alguma mudança, uma nova ficha deve ser gerada. Mas lembre que uma nova ficha gerada não inativa outra ficha já enviada, ou seja, ambas permanecem válidas.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

É necessário informar a FCI na nota fiscal?

Conforme a Nota Técnica 2013/006 da NF-e, é necessário registrar a informação do Número da FCI na Nota Fiscal. Isso significa que a FCI tem um campo próprio para preenchimento na NF-e.

Este campo será obrigatório quando forem utilizados códigos de origem de mercadoria que classificam o produto conforme o percentual de insumos importados na sua composição. São os códigos de CST:

  • 3 – Origem Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40% e inferior ou igual a 70%;
  • 5 – Origem Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40%;
  • 8 – Origem Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 70%;

Este CST com o preenchimento da FCI, refletirá na alíquota de ICMS que será aplicada ao produto. Além disso, na nota fiscal deverá ser indicado um CFOP iniciado com 5 ou 6.

Confira mais dicas sobre a nota fiscal no artigo “Entenda qual a diferença entre DANFE e XML de uma NF-eclicando aqui.

Planilha para download

Para que você possa simular a impressão da sua Ficha de Conteúdo de Importação com facilidade, preparamos um modelo em Excel. Você deve preencher todos os dados do produto, e os demais itens obrigatórios, e então poderá ter uma noção de como seria a impressão da FCI.

Importante: este modelo não possui nenhum valor fiscal. Ele não representará uma ficha realmente emitida nem terá comunicação com o FISCO.

Faça uso consciente deste modelo, apenas para simulações e testes internos da empresa.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Todas as indústrias que utilizam produtos importados em suas composições devem emitir a FCI. Esta obrigatoriedade deve ser seguida, inclusive vinculada a nota fiscal, pois evitará problemas fiscais e tributários futuros.

Ficou ainda com alguma duvida? Comente abaixo e iremos lhe auxiliar.

Show Full Content
Anterior Fato Gerador e Nota Fiscal: dúvidas frequentes sobre estes termos
Próximo Planilha em Excel: Controle de Produtos, cadastro de clientes, gestão de pedidos

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como utilizar os relatórios do SIGE Cloud para melhorar os resultados da sua empresa

2 de março de 2020
Fechar