Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Acompanhar a jornada de trabalho dos funcionários é uma atividade diária dentro das empresas. O controle de ponto está previsto pela legislação trabalhista e permite ao gestor saber qual a assiduidade de cada colaborador.

Preparamos este artigo para que você compreenda em que consiste o controle do ponto. Além disso, você poderá baixar nossa planilha para realizar o controle de ponto com facilidade.

O que é jornada de trabalho?

É entendida como jornada de trabalho o espaço de tempo durante o qual o funcionário deverá permanecerá à disposição do empregador. Normalmente a jornada de trabalho é de no máximo 8 horas diárias e 44 horas semanais. Existem exceções, que devem ser especificadas no contrato de trabalho firmado entre o empregado e a empresa.

O que é controle de ponto?

O controle de ponto consiste no acompanhamento das horas trabalhadas por cada colaborador. Ou seja, é uma verificação contínua e efetiva sobre todos os horários de trabalho do funcionário, considerando todas as entradas, saídas e intervalos diários.

Por que controlar as horas de trabalho?

Conforme previsto no Artigo 74 da CLT, todas as empresas com mais de 10 funcionários são obrigadas a utilizar um controle do ponto. Este controle se faz necessário não apenas para cumprir as leis trabalhistas, mas para verificar se as condições do contrato de trabalho estão sendo respeitadas.

O acompanhamento das horas trabalhadas através do ponto é bom para o funcionário e para a empresa. Este controle influenciará na remuneração que o colaborador receberá ao final de cada período, pois podem ser acrescidas horas extras, ou descontadas faltas e atrasos.

Confira mais dicas no artigo “Qual a diferença entre hora extra e banco de horas?clicando aqui.

Planilha para download

Preparamos uma planilha para auxiliar no seu controle de ponto. Nela você poderá informar o horário de entrada e de saída do colaborador, considerando o intervalo. Com isso, os cálculos de horas diárias trabalhadas, atrasos e horas extras serão calculados automaticamente.

Concluindo

Em resumo, todos os colaboradores da sua empresa precisam controlar seu ponto, informando as horas trabalhadas no dia. Esta é a melhor forma de acompanhar se as horas semanais acordadas na contratação estão sendo respeitadas.

Caso você esteja pensando em adotar um relógio ponto na sua empresa, confira nosso artigo “Relógio ponto: dicas e vantagens em ter um na sua empresaclicando aqui.

Show Full Content
Anterior Venda Consultiva: o que é e como pode melhorar os resultados da sua empresa?
Próximo Simples Nacional: Guia completo para empreender agora

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Olimpíadas e negócios: como aproveitar as oportunidades

21 de julho de 2016
Fechar