Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A maioria dos empreendedores possui dúvidas no momento de escolher qual o melhor regime tributário para sua empresa. Será o Simples Nacional? Lucro Real ou Presumido? Será melhor realizar um comparativo tributário?

Para ajudar na análise destes dados, elaboramos este artigo. Nele você irá entender quais as diferenças entre os regimes tributários, além de baixar uma planilha que vai lhe ajudar na comparação entre as opções.

Regimes de Tributação

O sistema tributário brasileiro oferece ao empresário 3 modelos de tributação, que diferenciam-se conforme o porte, a atividade e o faturamento da empresa. Confira cada um deles:

Lucro Real

O regime de tributação Lucro Real representa o lucro líquido do período de apuração, e será ajustado pelas adições, exclusões ou compensações da legislação fiscal. Ou seja, o cálculo do imposto é feito sobre o lucro real obtido pela empresa durante o período contábil.

Lucro Presumido

O Lucro Presumido é uma forma de tributação simplificada, onde o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro (CSLL) são calculados de acordo com o Lucro Presumido pela legislação. Ou seja, a margem de lucro da empresa é predefinida pela legislação de acordo com a atividade da empresa e sobre esta previsão aplica-se a alíquota geral.

Simples Nacional

Simples Nacional é conhecido como um regime especial de arrecadação de tributos para empresas de pequeno porte. Este regime de tributação reúne todos os impostos em um único boleto, que deverá ser pago pelo empreendedor. A alíquota de arrecadação será definida conforme o faturamento da empresa.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

Planilha de Comparativo Tributário

Para que você possa realizar simulações e analisar de forma clara e objetiva as vantagens de cada regime tributário para sua empresa, desenvolvemos uma planilha Excel de comparativo tributário. Nosso objetivo é auxiliar no seu planejamento tributário e facilitar sua tomada de decisão quanto ao melhor regime tributário para o seu negócio.

A planilha é de fácil entendimento e detalha os impostos de cada regime tributário sobre os principais ramos de negócios: comércio, indústria e prestação de serviço. Além disso, você pode visualizar um gráfico comparativo dos regimes tributários em cada ramo.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Escolher o regime tributário da empresa e deve ser realizada com cuidado. É necessário observar detalhadamente todas as características do seu negócio e realizar um comparativo tributário para identificar um regime tributário que seja vantajoso para a empresa. Além disso, é preciso ter em mente que uma boa organização e uma gestão confiável dos dados contábeis e fiscais é essencial para manter os benefícios da sua empresa depois de escolher o regime tributário.

Esperamos que nosso artigo e nossa planilha possam auxiliar sua tomada de decisão. Se tiver qualquer dúvida, compartilhe conosco nos comentários.

Show Full Content
Anterior Contador: tarefas que só ele pode fazer pela sua empresa
Próximo Lucro e margem de lucro: tudo o que você precisa saber

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

PREÇO DE VENDA: Saiba quanto cobrar pelo seu produto ou serviço em 4 passos

16 de agosto de 2018
Fechar