Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Realize um bom gerenciamento de estoque para garantir o resultado da empresa.

Uma das principais recomendações para um negócio alcançar o sucesso é implementar um gerenciamento de estoque realmente eficaz. Para isso, é preciso que os itens sejam detalhadamente controlados e organizados, tudo em constante comunicação com o setor de compras. Esse procedimento deve estar sempre em pauta, uma vez que os depósitos consomem grande parcela do capital de giro dos negócios e sua gestão inadequada pode causar diversos prejuízos. Neste post apresentaremos algumas dicas práticas para assegurar um gerenciamento de estoque eficiente para seu empreendimento. Pronto para descobrir como? Então leia agora mesmo:

Realize inventários periódicos

Os inventários auxiliam na conferência do estoque físico e contábil, aquele que efetivamente consta no sistema. Dessa forma é possível avaliar se existem incoerências entre quantidades disponíveis no estoque e registradas no sistema, identificando tanto possíveis causas como melhores soluções para o problema. O ideal é que os inventários sejam realizados em curtos intervalos de tempo, pois quanto antes as falhas são identificadas, mais simples será o processo para encontrar as razões e para estabelecer ações de correção.

Controle as movimentações

Todas as entradas e saídas que forem realizadas no estoque devem ser controladas e registradas no sistema, o que ajuda a compreender melhor qual é o volume de compras e de vendas da empresa. Além disso, esse monitoramento ajuda a entender o giro de cada produto, com dados sobre quanto tempo o artigo permanece no estoque, do momento em que chega até o instante em que é vendido, por exemplo. Com essas informações, é possível informar o setor de compras a respeito da quantidade e da periodicidade correta no que se refere à compra de cada produto. Isso evita que o estoque fique abarrotado de mercadorias paradas ou que quaisquer itens fiquem indisponíveis para venda sem o prévio conhecimento dos gestores.

Qualifique sua mão de obra

Conscientize sua equipe sobre a importância da organização do estoque e sobre a movimentação correta dos produtos. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de treinamentos simples, informando sobre a dinâmica de movimentação e sobre o armazenamento correto nas locações. Essa medida contribui para evitar perdas ou falhas na contagem do inventário, além de ajudar na organização do armazenamento, que impacta diretamente os índices de produtividade.

Aposte um software de gestão

Um bom ERP integra todas as áreas da empresa por meio de um fluxo contínuo de informações. Assim, todos os dados de estoque e de vendas podem ser visualizados em tempo real pelo setor de compras, de modo que as decisões tomadas se tornam cada vez mais assertivas.

Outras vantagens proporcionadas por essa ferramenta estão ligadas à redução de trabalhos manuais, à diminuição de erros e ao aumento da confiabilidade e da segurança nos processos. Com esse software também é possível fazer o gerenciamento de estoque, controlando as entradas, as saídas e os inventários dos materiais.

Concluindo

O gerenciamento de estoque reflete tanto na área de vendas — caso haja indisponibilidade de produtos para oferecer aos clientes, por exemplo — como no setor de compras — que precisa saber quando, quanto e o que exatamente repor. Assim, é mais que natural que esse processo interfira na saúde financeira da empresa como um todo, uma vez que qualquer perda de produtos — por extravios, avarias e obsolescência — pode causar grandes prejuízos.

Confira também nosso artigo “Dicas para organizar o estoque com simplicidade e eficiênciaclicando aqui.

Agora nos conte: como é feito o gerenciamento de estoque na sua empresa? Não deixe de compartilhar suas experiências conosco por meio dos comentários! Participe!

Show Full Content
Anterior O que é o 5W2H e como ele ajuda as atividades da empresa
Próximo Como aumentar os canais de vendas da minha loja virtual

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Dicas eficientes para engajar sua equipe de forma simples

25 de agosto de 2016
Fechar