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Encerrar o ano requer planejamento para evitar contratempos.

Com a proximidade das festas de final de ano, férias, recesso e outros fatores característicos do encerrar do ano, o empreendedor pode ficar sobrecarregado com tantas informações. Embora pareça um cenário difícil de modificar, algumas atitudes simples tornam este período mais ameno. Acompanhe neste artigo algumas ações para colocar em prática na empresa e organizar esta reta final do ano.

Defina as prioridades de Dezembro

Lembre-se que falta um mês para o ano encerrar, então a palavra chave para sua organização é objetividade. Busque definir três tarefas principais que deverão ser executadas antes do ano encerrar. E lembre-se que você conta com uma equipe de profissionais capacitados, portanto, delegue tarefas e converse com seus colaboradores sobre o que deve ser feito para atingir o objetivo e não restar nenhuma pendência para o novo ano.

Não se desespere com imprevistos

O período das festas de final de ano é utilizado por muitas pessoas para organizar o que ficou pendente durante o ano. Com tantas demandas surgindo, imprevistos também irão aparecer. É impossível fugir deles, mas busque não transformá-los em problemas maiores do que realmente são. Mantenha a calma e lembre-se que você sempre está trabalhando com pessoas, e elas podem cometer erros. Seja compreensivo e resolva todas as demandas junto à equipe.

Trabalhe com prazos que podem ser atingidos

Quando você define um prazo para conclusão de alguma tarefa, espera-se que este prazo seja atingido. Portanto, busque sempre definir prazos reais para sua equipe. Quando isto não ocorre, pode comprometer a motivação e a forma como a equipe enxerga as características da empresa. Para evitar estes desconfortos, estabeleça prazos realistas para que a execução das tarefas ocorra de forma correta, evitando retrabalhos.

Este também é o período de planejar

O encerrar do ano também é o período em que você pode planejar sua empresa para o ano seguinte. Podem ser planejadas ações que serão desempenhadas, identificadas novas idéias para melhorar o negócio, e também realizado o planejamento financeiro. Lembre-se que o amadurecimento e crescimento da empresa dependem de planejamento e da gestão das informações. Então aproveite este período para organizar suas idéias e buscar uma forma objetiva de colocar tudo em prática.

Esperamos que estas dicas lhe ajudem a organizar a reta final de 2015 em sua empresa, para que você também possa aproveitar os últimos dias do ano para descansar. E se tiver mais dicas de ação para melhorar esta reta final do ano, compartilhe conosco nos comentários!

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