Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

O termo franquia, ou franchising, é um sistema de representação comercial baseado na venda de licenças para uso de um determinado negócio ou marca. Estes contratos são firmados entre franqueador e franqueados.

Abrir uma franquia é a estratégia de muitas pessoas que querem realizar o sonho do negócio próprio, com a segurança de um projeto já aceito pelo mercado. O número de franquias vem crescendo no Brasil, mas você sabe quanto?

Isso é o que vamos mostrar nesse artigo, apresentando os dados e estatísticas do franchising brasileiro no último ano. Se você ainda tinha dúvidas sobre a importância destas empresas no cenário econômico do país, irá perceber o quanto elas contribuem para o nosso desenvolvimento.

Franchising no mercado brasileiro

Existem diversas instituições que acompanham o crescimento das franquias no cenário nacional, e muitos portais que divulgam as oportunidades de negócio dos franchising nacionais. Por exemplo, o portal Sua Franquia e a ABF – Associação Brasileira de Franchising.

A ABF acompanha constante a evolução das franquias no Brasil e premia anualmente as que mais se destacam. Uma pesquisa desta instituição foi divulgada no inicio deste ano e mostra quais os números das franchisings no Brasil em 2016. Vamos acompanhar alguns.

Faturamento do franchising brasileiro

Os primeiros números apresentados pela ABF mostram o faturamento do franchising brasileiro em 2016. Este número alcançou a marca de R$151,2 bilhões no ano passado.

Este faturamento apresenta um crescimento de 8,3% em comparação com 2015, ano em que o faturamento foi pouco superior a R$ 139 bilhões. A projeção para 2017 é que o crescimento seja de 7 a 9%.

Unidades e Redes

Em 2016 foram criadas 142,6 mil novas unidades de franchising no Brasil. Este número apresenta um crescimento de 3,1% comparado a 2015. O crescimento para este ano está projetado entre 4 e 5%.

Já na quantidade de redes presentes no mercado brasileiro houve queda em 2016. Foram 3.039 redes, um número 1,1% menor que 2015, que tinha 3.073 redes.

Distribuição geográfica

Existem franchisings em todo o território brasileiro. A região Sudeste representa o maior número, com 71% das unidades. Depois, estão a região Sul, Nordeste, Centro-Oste e Norte, respectivamente.

Quando analisamos cada estado individualmente, São Paulo detém mais da metade das unidades de franchising do Brasil, com 53%. Depois estão Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Os números ainda mostram que existem franquias em 2.321 cidades brasileiras. Isso representa 42% das cidades.

Geração de empregos

As franchisings brasileiras também contribuem consideravelmente para a geração de empregos no país. No primeiro semestre de 2016 foram contabilizadas 1.192 milhões de vagas. A projeção para 2017 é que este numero cresça entre 2 e 3%.

Internacionalização das franquias brasileiras

Os dados divulgados pela ABF também mostram que diversas franquias brasileiras estão presentes no exterior. Em 2016 foram 138 redes de franquias brasileiras com atuação fora do país.

As franquias com maiores atuações internacionais são do segmento de Moda, Alimentação e Saúde, Beleza e Bem Estar. Os países com maior número de operações de redes de franquias brasileiras são Estados Unidos, Paraguai e Portugal.

Redes estrangeiras no Brasil

A pesquisa também revelou que 161 redes de franquias atuantes no Brasil são estrangeiras, o que representa 5,2%. Os segmentos mais presentes são Alimentação, Moda e Saúde, Beleza e Bem Estar.

Outra informação apresentada pela ABF é que as franchisings estrangeiras são de marcas originadas dos Estados Unidos, Portugal e Argentina.

O que podemos perceber

Os números apresentados pela ABF mostram que o modelo de negócios proposto pelas franquias vem crescendo consideravelmente. Entre os diversos segmentos e valor iniciais para adesão, é possível encontrar uma franchising para cada tipo de empreendedor.

Por isso, se você está analisando a abertura de um negócio ou quer melhorar seus resultados, considere analisar uma franquia. Por isso, o primeiro passo é analisar aquilo que você realmente gosta de fazer e procurar as franquias disponíveis nesse segmento.

Veja mais informações no nosso artigo “Franquia: o que é e como abrir a sua com facilidadeclicando aqui.

Você já analisou alguma proposta de franchising? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Franquia: o que é e como abrir a sua com facilidade
Próximo Estudo de Viabilidade: planilha para analise econômica

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Home office: conheças as vantagens e desvantagens para a sua empresa

14 de março de 2022
Fechar