Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A Gestão de Pessoas deve ser um departamento atuante dentro da empresa. Porém, muitas vezes os próprios gestores desempenham esta função e deixam passar alguns detalhes, com o Absenteísmo e Turnover.

Para que estes indicativos não sejam mais esquecidos, criamos este artigo. Nele você entenderá o que estes termos representam, além de baixar nossa planilha Excel de Absenteísmo e Turnover.

O que é Absenteísmo?

O Absenteísmo é um indicativo referente aos atrasos, faltas e saídas antecipadas dos funcionários, durante seu horário de trabalho. Estas faltas podem ser justificadas, injustificadas ou justificáveis, demonstrando o comportamento dos funcionários e possíveis reduções na carga-horária de trabalho.

O que é Turnover?

Já o Turnover representa a rotatividade de pessoal e permite entender como está o clima entre as pessoas dentro da empresa. Este percentual considera quantos funcionários saíram e abriram vaga para outra contratação, portanto, quando ele estiver alto, demonstra a insatisfação dos empregados e eleva o custo de mão de obra da empresa.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

Por que acompanhar o absenteísmo e turnover?

Acompanhando os dados você poderá evitar problemas dentro da empresa. Se o percentual de absenteísmo estiver muito alto, devem ser tomadas atitudes que evitem as faltas dos funcionários, pois quando um colaborador não cumpre com suas funções, prejudica toda a equipe.

Já o alto nível de turnover também deve ser combatido, com ações que mantenham os bons profissionais na sua empresa e melhorem o rendimento da equipe. Quando um funcionário deixa a equipe e outro é contratado, ele necessita de treinamento e seu período de adaptação pode diminuir a produtividade.

Planilha para download

Desenvolvemos uma planilha simples e prática, para que você tenha um melhor controle dos funcionários, mesmo que não tenha experiência na área de Recursos Humanos.

Indicamos que você inicie lendo as informações da aba Apresentação, pois ela contém instruções para realizar o preenchimento dos dados. Além disso, mantenha a planilha salva em um local seguro e de fácil acesso.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Acompanhar os dados do RH é essencial em qualquer empresa, independente de seu ramo e porte. O Absenteísmo e o Turnover são indicativos que podem lhe fornecer respostas sobre os funcionários da empresa, por isso, esperamos que você aproveite as informações deste artigo.

E não esqueça de compartilhar mais dicas conosco através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Dicas indispensáveis para o sucesso de jovens empreendedores
Próximo Dicas imperdíveis para melhorar o ambiente de trabalho

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Demonstrativo de gastos, custos e despesas: planilha para download

15 de janeiro de 2018
Fechar