Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Conheça a história da primeira tela touchscreen!

As telas touchscreen (ou sensíveis ao toque) ganharam destaque no mercado há pouco tempo, mas sua historia começou há algumas décadas atrás. Mais precisamente, em 1965 o inventor britânico E. A. Johnson começou a descrever seu trabalho sobre uma tela sensível ao toque capacitiva em alguns artigos científicos e no final do mesmo criou a primeira tela touchscreen (abaixo). Esse aparelho foi utilizado no Royal Radar Establishment, no Reino Unido, onde servia para controlar de tráfego aéreo.

74753443016172520

Embora muito capacitivo, o equipamento era bem simples. Era capaz de suportar apenas um toque por vez, e era binário, identificando apenas duas posições: toque ou ausência de toque.

As telas touchscreen foram evoluindo com o passar dos anos, mas sempre eram capazes de identificar apenas um toque por vez. Isso mudou em 1982, quando Nimish Mehta, do Canadá, apresentou o primeiro dispositivo multitouch do mundo.

Depois disso, em 1983, foi à vez das telas começarem a reconhecer gestos. Esta invenção é atribuída a Myro Krueger, um artista digital estadunidense, que apresentou o Video Place, um sistema óptico que permitia rastrear o movimento dos dedos por meio do uso de projetores e câmeras de vídeo.

Seguindo esta evolução, podemos descrever algumas evoluções da tela touchscreen:

  • Anos 1980: fase em que as telas sensíveis ao toque se tornaram comercializáveis. O grande marco acontece quando o primeiro computador equipado com essa tecnologia chega ao mercado, em 1983.
  • Anos 1990: década em que as telas touchscreen se tornam portáteis;
  • Anos 2000: na virada de milênio, começaram os trabalhos com as telas multitouch como conhecemos atualmente. São novos equipamentos que trabalham com múltiplos toques e posições, e com 3D em algumas versões.

Quase 50 anos depois do primeiro trabalho com tela touchscreen no Reino Unido, as telas sensíveis ao toque evoluíram e tornaram a vida dos usuários mais pratica e ágil. Para o futuro, podemos imaginar que estas telas vão evoluir ainda mais e vão fazer cada vez mais parte da nossa vida.

Show Full Content
Anterior E-mail e arroba: saiba como surgiram estas formas de comunicação
Próximo Como continuar a vender mesmo durante a crise econômica

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Projeção de Vendas: planilha Excel para download

13 de abril de 2017
Fechar